CBHSF marcará presença no XX ENCOB

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) irá participar do XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas que será realizado entre os dias 20 e 24 de agosto, em Santa Catarina. O Comitê será representado por seu presidente, Anivaldo Miranda, que será o contextualizador da Mesa de Diálogo 4, no dia 22/08, de 14h às 17:30h. A mesa terá como tema Transparência na Gestão – Estado da arte dos Conflitos, e trará casos como o conflito ocorrido em Correntina (BA), os desastres de Barcarena (PA) e Rio Doce (MG), além da apresentação do Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal. A mediação ficará a cargo do coordenador geral do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, Ricardo Menezes.

Miranda destaca que o encontro tem uma importância muito grande na área ambiental, principalmente nos recursos hídricos. “Além da programação já definida, com palestras e debates, o ENCOB possibilita uma troca de experiências entre os membros dos Comitês de todo o país, o que contribui para o aprimoramento dos mesmos” afirma.

Ainda no dia 22/08, destaque também para a participação do vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, que falará da experiência na Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), um dos assuntos da Mesa de Diálogo 3. A mesa, que ocorrerá de 09h às 12h, terá como tema Transparência – Legislação de Recursos Hídricos e Instrumentos de Gestão. Será mediada pelo coordenador adjunto do Fórum Nacional de Comitês de Bacias, Luiz Carlos Silva, e contextualizada pelo presidente do CBH Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Lopes Varella.

O XX ENCOB acontecerá na cidade de Florianópolis e terá como tema: O Futuro da Água – Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos. Um dos principais objetivos do encontro é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade, a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.

A expectativa é de que o encontro reúna mais de 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil. O ENCOB 2018 é realizado pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Governo do Estado de Santa Catarina. A participação no evento é gratuita, as inscrições podem ser feitas pelo site: www.encob.org.