CBH Paranaíba empossa novos membros e elege diretoria

No dia 21 de junho, na cidade de Itumbiara-GO, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba viveu mais um importante momento da sua história. Foram empossados os novos membros que trabalharão pela gestão dos recursos hídricos em nossa bacia até o ano de 2022.

Pelos próximos 04 anos o Poder Público Municipal do Estado de Goiás será representado pelos municípios de Goiânia, Cristalina, Itumbiara e Aparecida do Rio Doce. O Poder Público Municipal de Minas Gerais será representado pelos municípios de Araguari, Araporã e pelo Consórcio Intermunicipal Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável - RIDES.

O segmento da Sociedade Civil de Goiás será representado pela Associação Amigos das Águas, Associação Movimento Águas do Rio - Amar, Associação Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES. A Sociedade Civil do Estado de Minas Gerais será representada pela Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro - Angá, Ambiente e Educação Interativa - Amedi, pelo Movimento Verde de Paracatu - Mover, pela OAB Subseção de Uberaba e pela Universidade Federal de Uberlândia. Enquanto o Distrito Federal será representado pelo Instituto Oca do Sol, pelo Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas - Fonasc e pela Fundação Universidade de Brasília - UNB. O Mato Grosso do Sul também terá um representante da Sociedade Civil: Faculdades Integradas de Paranaíba.

 

Os usuários de recursos hídricos de Goiás serão representados pelas seguintes entidades: Saneamento de Goiás S.A., Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás - FAEG, Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás - Irrigo, Federação das Indústrias do Estado de Goiás - FIEG, Cooperativa Agroindústrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano - Comigo, UHE São Simão Energia S.A, Caramuru Alimentos S/A e pela Associação das Empresas Mineradoras das Águas Termais de Goiás - AMAT.

 

Os usuários de recursos hídricos da porção mineira da bacia serão representados pelas entidades: Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia – DMAE, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG, Cemig - Geração e Transmissão S/A., Cemig - Geração e Transmissão S/A. e pelo Praia Clube.

 

As entidades que representarão os usuários de recursos hídricos do DF serão: a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - Caesb e a Associação dos Produtores e Protetores da Bacia do Descoberto - Pró Descoberto.

 

A chapa eleita para estar a frente da Diretoria do CBH Paranaíba pelos próximos 02 anos é composta por Breno Esteves Lasmar, Presidente e representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas; Leonardo Sampaio Costa, Vice-Presidente e representante do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul - IMASUL; Fábio Bakker Isaias, Secretário e representante da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB e; Claudio Costa Barbosa, como Secretário-Adjunto e representante da Associação Movimento Águas do Rio - Amar.

 

A composição da Câmara Técnica de Planejamento Institucional também foi refeita. Os Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal serão representados, respectivamente, pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos - Secima, pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul - IMASUL e pela Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal - Adasa. Os municípios serão representados pela Prefeitura Municipal de Goiânia. Os usuários de recursos hídricos serão representados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás - FIEG, pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás - FAEG, pela Cemig - Geração e Transmissão S/A, Associação das Empresas Mineradoras das Águas Termais de Goiás - AMAT e pela Caramuru Alimentos S/A. A sociedade civil será representada pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES - MG, Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro - Angá e pela Associação Amigos das Águas.

 

25-06-2018