Presidente do CBHSF concede coletiva de imprensa



Os assuntos abordados foram os projetos e ações do Comitê e o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

 

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, e o professor Inajá Francisco de Sousa, coordenador geral do II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco concederam, na tarde de hoje (03/06), coletiva de imprensa para lançar a campanha Eu viro carranca para defender o Velho Chico e o Simpósio, que acontece de hoje até o dia 06/ 06, na Universidade Federal de Sergipe. A entrevista aconteceu no hotel Sesc Atalaia e contou com a presença de jornalistas de veículos de Minas Gerais, Brasília, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

 

Durante a coletiva, Anivaldo Miranda apresentou um balanço das ações do Comitê. Projetos de Recuperação Hidroambiental, planos municipais de saneamento básico, Plano de Recursos Hídricos do CBHSF, Fiscalização Preventiva Integrada, atualização da cobrança pelo uso da água fizeram parte da pauta. Em relação aos Projetos de Recuperação Hidroambiental, o presidente ressaltou: “temos dois grandes desafios: a recuperação hidroambiental e a melhoria da qualidade da água. E não se trata só do rio São Francisco. Temos que cuidar também dos afluentes. A crise hídrica é séria. Vamos ter que fazer um grande esforço de recuperação ambiental – recarga de aquíferos, proteção da mata ciliar combate à erosão, equilíbrio no uso da água, integração da gestão das águas superficiais e subterrâneas”.

 

O professor Inajá Francisco explicou a importância do Simpósio para a Bacia do Rio São Francisco. O objetivo, segundo o professor, é abrir espaço para discussões, para que a partir daí possíveis soluções possam ser encaminhadas para os tomadores de decisão. “Estaremos focados no rio São Francisco. O II SBHSF fortalecerá a colaboração na construção de conhecimento científico para a compreensão dos seus problemas e que norteará as decisões técnicas sobre o futuro Velho Chico”, explicou.

 

Participaram também da coletiva o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, o secretário do CBHSF, Lessandro Gabriel e o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Honey Gama.

05-06-2018