UNIT promove ação em defesa do Velho Chico



Na data em que se comemora o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco (03/06), alunos da Universidade Tiradentes (UNIT), de Aracaju, promoveram uma ação voluntária de mobilização, saúde e educação para as pessoas que passavam pela orla. Em frente ao hotel do SESC Atalaia, estudantes auferiram pressão, fizeram avaliação nutricional, distribuíram camisinhas e deram informações sobre como prevenir doenças sexualmente transmissíveis, e, principalmente, alertaram para a importância de proteger o Velho Chico.

 

A doutoranda em Saúde e Meio Ambiente, da UNIT, Jeisikailany Peixoto, se especializou em monitoramento da qualidade da água, trabalhando com o Ecokit, um minilaboratório portátil, onde são feitas análises em diversos pontos do rio São Francisco. Ribeirinha, nascida em Penedo (AL), desde o mestrado pesquisa o Velho Chico. Para ela, ações como a campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), são de extrema importância. “Não só hoje, mas todos os dias temos que nos conscientizar sobre a relevância que esse rio tem. O rio São Francisco está na UTI e nós precisamos cuidar dele e de suas veias, que são os afluentes. Eu me emociono por estar participando dessa ação, porque eu amo o rio São Francisco”, conta Jeisikailany.

 

A enfermeira Taciana Silveira, também doutoranda em Saúde e Meio Ambiente, da Unit, veio colaborar com a ação em defesa do rio São Francisco trazendo informações de prevenção, sobre infecções sexualmente transmissíveis. “Identificamos um aumento do índice de sífilis em Sergipe e uma maior vulnerabilidade entre os quilombolas e ribeirinhos que vivem às margens do São Francisco no Estado. Por isso é importante fazermos essa conscientização. Dessa forma, contribuímos para a saúde das pessoas, e com a campanha, defendemos a saúde do rio”, explica Taciana.

 

Para a estudante de medicina Rafaela, “apesar de o rio não passar dentro de Aracaju, suas águas abastecem 70% da cidade. Muitas vezes a gente não se atenta para isso. Essa ação é muito importante nesse sentido, de alertar as pessoas em relação a isso. Precisamos proteger o Velho Chico”, alerta.

 

Lindnalva dos Santos, diarista, aproveitou para medir sua pressão e conhecer um pouco mais sobre o rio São Francisco e sua Bacia. “Gostei da iniciativa. Conheci o Velho Chico há alguns anos e fiquei assombrada com o que vi. Estava muito seco, o que me deixou muito triste. Campanhas como essa me trazem esperança e orgulho em ver que tem gente cuidando do rio”, comemora.

 

A ação promovida pela UNIT foi voluntária e contou com a participação de cerca de 20 alunos, entra graduandos, mestrandos e doutorandos.

05-06-2018