I Seminário sobre Perdas de Água da Arsae-MG tem intensa participação



A Arsae-MG promoveu no dia 8 de maio o I Seminário de Regulação e Gestão de Perdas de Água juntamente com o lançamento da Câmara Técnica da ABES-MG (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) sobre o mesmo tema. “É um problema comum a todos os prestadores visto que, em média, 35% da água tratada é perdida em vazamentos, erros de medição e ligações clandestinas”, constatou um dos palestrantes, o engenheiro civil e coordenador da Câmara Técnica, Alexsandro Barral.

 

Ele apresentou um trabalho sobre o Projeto de Implantação de Programas de Controle de Perdas de Água, Macromedição, Setorização e Eficientização de Sistemas de Abastecimento, com atuação em sistemas de diferentes portes e localidades do Brasil, como Ipatinga/MG e Maceió/AL, locais onde foram instaladas Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), que contribuíram para a redução nas perdas.

 

Corroborando essa iniciativa de automação das válvulas, com a implantação das VRP´S, o gerente da Divisão de Engenharia de Água e Controle de Perdas da Sabesp, Maycon Rogério de Abreu, destacou a importância de se implantar um programa de redução das perdas, aliado à conscientização da população. “O combate às perdas de água é um desafio permanente. Acho muito importante um evento como esse, para conseguir formar massa crítica. Precisamos entender os fenômenos para poder explicá-los”, afirmou o palestrante. Depois do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, a Sabesp considera a gestão de perdas de água com o trabalho mais importante para a companhia.

 

Palestraram ainda Juliana Almeida (DEEP) que falou sobre Perdas em áreas de alta vulnerabilidade e Antônio Nahas (NMC) que explicou a Aplicação de Metodologia de Geoprocessamento para Identificação de Perdas de Água.

 

Boas práticas

 

Na sequência, os prestadores regulados pela Agência deram início às apresentações sobre Boas Práticas na gestão das perdas. O diretor-técnico do Saae, Jorge Martins Borges, destacou algumas ações que contribuíram para a redução nos índices de perdas, entre elas a impermeabilização dos reservatórios, a substituição dos hidrômetros e a troca da rede. O diretor-presidente do Saae Leonardo Lopes lembrou que a Arsae-MG orientou o prestador no sentido de garantir a efetividade da redução das perdas no sistema de abastecimento de água. “A atuação da Arsae-MG foi muito importante, pois deu um norte com a inserção de um incentivo na tarifa”, destacou.

 

Opinião endossada pelo diretor de Desenvolvimento e Expansão da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) de Juiz de Fora, Marcelo Mello do Amaral, que destacou a atuação da Agência no incentivo de combate às perdas no sistema de abastecimento. “A Arsae-MG impulsionou muito o Programa de Combate às Perdas e com isso nós tivemos uma evolução significativa, como por exemplo no remodelamento das redes em Juiz de Fora, então acredito que a regulação vem ajudando muito nesse processo”, elogiou.

 

Por fim, o representante da Copasa Welligton Santos elogiou o Seminário e disse que a atuação da Arsae-MG foi decisiva para reduzir as perdas. “É muito importante o trabalho que a Agência vem desenvolvendo e isso vem contribuindo significativamente para enfrentarmos esse desafio que é o combate às perdas, principalmente através da macromedição, pois agora é possível quantificar melhor essa perda e melhorarmos a eficiência do nosso sistema”, enaltece.

 

Atuação da Arsae-MG

 

A iniciativa do I Seminário para debater Perdas de Água surgiu dentro da EquiPAR (Equipe de Perdas para Assuntos Regulatórios) que começou um trabalho em grupo em 2015 na Arsae-MG. “Identificamos que a atuação de perdas nos prestadores regulados pela agência é muito heterogênea. Com isso, a ideia do seminário surgiu com o intuito de possibilitar discussões e troca de ideias entre as empresas, a fim de fomentar a melhoria da eficiência nessa área”, contam os integrantes.

 

O diretor geral da Agência Gustavo Cardoso avaliou como extremamente positiva essa primeira iniciativa, dada a intensa participação dos interessados que lotaram o Plenário e também devido a troca de informações e experiências de alta qualidade. “Nosso papel enquanto Agência reguladora é justamente o de estimular o debate de temas importantes relativos ao saneamento, nos manter atualizados e criar as condições, dentro do trabalho regulatório, para que os prestadores possam investir na melhoria da qualidade da prestação de serviços. A gestão de perdas de água é um tema de extrema relevância, pois é um dos pontos mais frágeis do sistema de saneamento. Por isso é necessário incentivar cada vez mais os projetos, melhorar a qualidade das informações e dialogar com a sociedade”, finalizou.

 

O I Seminário de Regulação e Gestão de Perdas de Água foi realizado em parceria com a ABES-MG e contou com o apoio da Enops Engenharia e do Governo de Minas Gerais.

 

Apresentações

 

Assista íntegra do I Seminário de Regulação e Gestão de Perdas de Água

 

"Panorama das Perdas de Água no Brasil e Experiências de Controle e Redução"

 

"Plano de Negócios de Redução de Perdas da região Metropolitana de São Paulo - Desafios para o Atendimento da Meta Regulatória"

 

"Aplicação de Metodologia de Geoprocessamento para Identificação de Perdas de Água"

 

Apresentação EquiPAR

 

Boas Práticas Saae Itabira

 

Boas Práticas Cesama

 

Boas Práticas Copasa