Arsae-MG realiza I seminário de Regulação e Gestão de Perdas de Água



Em média, 35% da água tratada em Minas Gerais é perdida em vazamentos, erros de medição, ligações clandestinas, roubos, entre outros. Os dados são do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2016. A perda de água é um dos pontos mais frágeis do sistema de saneamento e das empresas operadoras trazendo vários impactos negativos à sociedade, meio ambiente, à receita e aos investimentos. Por isso, com o objetivo de trocar experiências sobre o tema e disseminar boas práticas, a Arsae-MG realizará no dia 08/05 o I Seminário de Regulação e Gestão de Perdas de Água.

 

O evento acontecerá juntamente com o lançamento da Câmara Técnica de Gestão de Perdas de Água da ABES-MG (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e irá reunir especialistas no assunto juntamente com representantes da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Cesama (Companhia de Saneamento Municipal) de Juiz de Fora e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Itabira, que são prestadores de serviço regulados pela Agência.

 

A iniciativa surgiu dentro da EquiPAR (Equipe de Perdas para Assuntos Regulatórios) que começou um trabalho em grupo em 2015 na Arsae-MG. “Identificamos que a atuação de perdas nos prestadores regulados pela agência é muito heterogênea. Com isso, a ideia do seminário surgiu com o intuito de possibilitar discussões e troca de ideias entre as empresas, a fim de fomentar a melhoria da eficiência nessa área”, contam os integrantes.

 

De acordo com a equipe, a gestão de perdas de água tem sido amplamente discutida entre os sanitaristas, mas os avanços têm sido pouco significativos. “Além de manter o tema sempre em discussão, é necessário que as abordagens sejam técnicas e com visão de futuro, criando perspectivas que não se prendam às ideias convencionais. Os principais desafios da gestão de perdas são a seriedade dos envolvidos e a vontade política”, acreditam. Fazem parte da EquiPAR a gerente de Planejamento e Controle Érica Villalaz Oliveira e os analistas da área Operacional Otávio Campos Hamdan e Mayara Altoé Bastos.

 

Serviço

 

O I Seminário de Regulação e Gestão de perdas de Água da Arsae-MG contará com a parceria da ABES-MG que fará o lançamento da Câmara Técnica responsável por debater o tema.

 

O evento será na terça-feira, 08/05, de 8h30 às 18h, no Plenário do 9º andar do Edifíco Gerais da Cidade Administrativa.