Arsae-MG realiza I seminário de Regulação e Gestão de Perdas de Água



Em média, 35% da água tratada em Minas Gerais é perdida em vazamentos, erros de medição, ligações clandestinas, roubos, entre outros. Os dados são do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2016. A perda de água é um dos pontos mais frágeis do sistema de saneamento e das empresas operadoras trazendo vários impactos negativos à sociedade, meio ambiente, à receita e aos investimentos. Por isso, com o objetivo de trocar experiências sobre o tema e disseminar boas práticas, a Arsae-MG realizará no dia 08/05 o I Seminário de Regulação e Gestão de Perdas de Água.

 

O evento acontecerá juntamente com o lançamento da Câmara Técnica de Gestão de Perdas de Água da ABES-MG (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e irá reunir especialistas no assunto juntamente com representantes da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Cesama (Companhia de Saneamento Municipal) de Juiz de Fora e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Itabira, que são prestadores de serviço regulados pela Agência.

 

A iniciativa surgiu dentro da EquiPAR (Equipe de Perdas para Assuntos Regulatórios) que começou um trabalho em grupo em 2015 na Arsae-MG. “Identificamos que a atuação de perdas nos prestadores regulados pela agência é muito heterogênea. Com isso, a ideia do seminário surgiu com o intuito de possibilitar discussões e troca de ideias entre as empresas, a fim de fomentar a melhoria da eficiência nessa área”, contam os integrantes.

 

De acordo com a equipe, a gestão de perdas de água tem sido amplamente discutida entre os sanitaristas, mas os avanços têm sido pouco significativos. “Além de manter o tema sempre em discussão, é necessário que as abordagens sejam técnicas e com visão de futuro, criando perspectivas que não se prendam às ideias convencionais. Os principais desafios da gestão de perdas são a seriedade dos envolvidos e a vontade política”, acreditam. Fazem parte da EquiPAR a gerente de Planejamento e Controle Érica Villalaz Oliveira e os analistas da área Operacional Otávio Campos Hamdan e Mayara Altoé Bastos.

 

Programação

 

O I Seminário de Regulação e Gestão de perdas de Água da Arsae-MG contará com a parceria da ABES-MG que fará o lançamento da Câmara Técnica responsável por debater o tema.

 

O evento, aberto a convidados, será na terça-feira, 08/05, de 8h30 às 18h, na Cidade Administrativa, confira a programação completa abaixo:

 

Palestrantes

 

Juliana Almeida - Graduada em Comunicação Social pela UNESP; especializada em Gestão e Marketing pela FGV, IMI e ESPM; MBA em Pesquisa de Mercado, Mídia e Opinião pela ESPM e desenvolvimento de pesquisas em Sociologia das Emoções do Trabalho USP, Storytelling ESPM, Inovação (ambiente, pessoas e processos) IEC e Gestão do Relacionamento e Estratégia Kellogg USA. Coach formada e pós-graduada pelo ICI – Integrated Coaching Institute e Escola Politécnica de Jyväskylä - Finlândia. Possui 19 anos de atuação simultânea nas áreas de Estratégia e Relacionamento com Clientes em empresas de grande e médio porte nos segmentos financeiro, serviços, utilities e tecnologia e 10 anos de atuação em políticas públicas de sustentabilidade, educação, saúde, energia elétrica e saneamento. Professora em cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA Executivo nas áreas de Estratégia e Inovação, Pesquisa Mercadológica, Gestão da Informação e Gestão de Clientes.

 

Antônio Nahas - Economista, formado em 1979 pela UFMG. Coordenador geral da NMC, foi Secretário de Fazenda (1989 a 1992) e de Planejamento do Município de Ipatinga (1997 a 1999), Diretor da SLU – Superintendência de Limpeza Urbana (1994 a 1996), Secretário adjunto de Administração e Recursos Humanos do Estado de Minas Gerais e Consultor Técnico Especializado da Prefeitura de Belo Horizonte (2006 a 2008). Ampla experiência em análises financeiras, estudos de cenários de retorno financeiro de investimentos, cálculos de impostos e taxas.

 

Alexsandro Barral - Engenheiro Civil pela UAM-SP, com especialização em Engenharia Sanitária (UFMG) e em Gestão com ênfase em Projetos pela FDC-MG. Coordenador da Câmara Temática de Gestão de Perdas de Água da ABES/MG e Diretor de Operações da Enops Engenharia AS. Possui 18 anos de experiência em Projeto e Implantação de Programas de Controle de Perdas de Água, Macromedição, Setorização e Eficientização de Sistemas de Abastecimento, com atuação em sistemas de diferentes portes e localidades do Brasil, destacadamente em São Paulo/SP, Salvador/BA, Belo Horizonte/MG, Ipatinga/MG, Fortaleza/CE, Porto Alegre/RS, entre outros.

 

Maycon Rogério de Abreu - Graduado em Engenheira Civil pela Universidade Anhembi Morumbi e em Tecnologia da Informação pela Universidade Ibirapuera. Pós-Graduado em Tecnologias Ambientais pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC); MBA em Administração Executiva pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Na Sabesp desde 1996, atuando na Unidade de Negócio Sul da Sabesp como Gerente da Divisão de Operação de Água e Coleta de Esgotos, Gerente da Divisão de Engenharia de Água e Controle de Perdas, Gerente do Departamento de Planejamento Integrado. Atualmente Gerente do Departamento de Planejamento Integrado da Diretoria Metropolitana da Sabesp.