ABES no Fórum Mundial da Água



A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES estará presente no 8º Fórum Mundial da Água, de 18 a 23 de março em Brasília/DF, não apenas inserida em sessões do evento internacional, mas como uma das entidades coordenadoras da programação temática.

 

A ABES – Diretoria Nacional e a ABES Seção São Paulo (ABES-SP) participam da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água, organismo que promove o Fórum (veja abaixo). O engenheiro Alceu Guérios Bittencourt, membro do Conselho Diretor da ABES-SP, é um dos quatro brasileiros que integram o Comitê Temático do 8º Fórum, ao lado de quatro nomes de outros países. Este comitê é responsável por toda a programação do Fórum, cuja preparação é estruturada em quatro processos (Temático, Político, Regional e Fórum Cidadão) e um grupo focal (Sustentabilidade). A ABES está inserida no Processo Temático e também tem participação no Processo Regional (saiba mais no site do Fórum http://www.worldwaterforum8.org/pt-br).

 

O Processo Temático é estruturado em nove Temas: seis principais (Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas e Financiamento) e três transversais (Compartilhamento, Capacitação e Governança).

 

No Grupo de Coordenação Temática, entre os nove temas do evento, Carlos Alberto Rosito, vice-presidente nacional da ABES, representa a ABES no tema “Urbano”.

 

Entre os coordenadores de tópicos e sessões temáticas, Marisa Guimarães, diretora da ABES-SP, coordena o tópico “Saneamento” dentro do tema “Pessoas” e Renato Giani Ramos, coordenador da Câmara Temática de Dessalinização e Reúso da ABES, participa no tema “Reúso”. Fernando Gomes da Silva, da ABES-SP, fará apresentação em sessão ordinária do tema Reúso.

 

Veja abaixo os eventos e sessões nos quais a ABES estará presente:

 

Dia 19 de março

 

9h – Solenidade de Abertura do 8º Fórum Mundial da Água

 

Auditório Master, Centro de Convenções Ulysses Guimarães

 

14h – Plenária de Abertura do Processo Temático – Alceu Guérios Bittencourt representa a ABES

 

 

 

20 de março

 

10h às 11h – Painel “Gestão de Águas em áreas conurbadas”

 

Espaço São Paulo/Feira no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha – estande do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo – palestras de Alceu Guérios Bittencourt e Ricardo Toledo Silva, secretário-adjunto de energia do Estado de São Paulo

 

16h30 às 18h – [OS-TP-17] Sessão 2.b.2 – Abordagem integral do saneamento, cadeia de saneamento e inovação

 

Sala ST2 (M8) – coordenação da mesa de Marisa Guimarães, diretora da ABES-SP, e participação do presidente da Sabesp, Jerson Kelman

 

16h30 às 18h – [OS-TP-41] Sessão 4.b.2 – “Reciclando” águas

 

Sala ST6 (M12) – Fernando Gomes da Silva (ABES-SP), apresenta o projeto Aquapolo

 

18h às 20h – Road show de lançamento da Rio Water Week

 

Ala Sul – Sala 41 do Centro de Convenções Ulisses Guimarães

 

 

 

21 de março

 

14h30 às 16h – Sessão 4.c.1 – Tecnologias de reúso: podemos lidar com inovações?

 

Sala ST6 (M12), com coordenação da mesa de Renato Giani Ramos, coordenador da Câmara Temática de Dessalinização e Reúso da ABES

 

16h30 às 18h – [OS-RP-20] Alcançando os não atendidos: fornecimento de água e saneamento em favelas e ODSs relacionados à água – Arena 2 – com moderação da mesa de Alceu Guérios Bittencourt (coordenador deste painel)

 

16h30 às 18h – Sessão 4.c.2 – Transformando limões em limonada: como a tecnologia está alterando a gestão de resíduos em oportunidades! – Sala 27 – participação de Nivaldo Rodrigues da Costa, diretor da ABES-SP.

 

17h às 19h – Luís Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP, coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da entidade e representante dos Comitês PCJ nas atividades do Fórum Paulista de Comitês de Bacia, participa de reunião para “diálogo sobre o Planejamento nas Bacias Hidrográficas” – Espaço São Paulo

 

 

 

22 de março

 

11h às 12h30 – [OS-RP-21] – sala 6 – Rainier Pedraça de Azevedo, presidente da ABES-AM, fará apresentação pela Funasa no painel “Alcançando Água Sustentável e Saneamento em Regiões de Floresta Tropical”

 

14h30 – Luís Eduardo Grisotto, diretor da ABES-SP, coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da entidade e representante dos Comitês PCJ nas atividades do Fórum Paulista de Comitês de Bacia, participa do encontro dos Comitês na Sessão de Experiências dos Organismos de Bacias, coordenada pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias. A atividade será realizada na Sala de Diálogos da Vila Cidadã

 

 

 

Lançamento da Rio Water Week

 

A ABES promoverá, durante o Fórum, o road show de lançamento da Rio Water Week, evento internacional que será realizado no rio de janeiro de 26 a 28 de novembro. O road show acontecerá no dia 20 de março, terça-feira, das 18h às 20h, na Ala Sul – Sala 41 do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. www.riowaterweek.com.br

 

Sobre o 8º Fórum

 

O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água, uma organização internacional com sede em Marselha, na França, composta por representantes de governos, academia, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água. Atualmente, o Conselho é presidido pelo brasileiro Benedito Braga, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo.

 

No Brasil, o Fórum é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).