Crise hídrica no Brasil tem apenas mudado de lugar, pondera executivo da Abdib no Senado



A Comissão Senado do Futuro (CSF) promoveu no dia 8 de março uma audiência pública para debater a crise hídrica e o Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília entre 18 e 23 de março. Ralph Lima Terra, vice-presidente-executivo da Abdib e governador do Conselho Mundial da Água, foi debatedor no encontro representando a Abdib e ponderou que o evento global tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do tema.Os participantes apresentaram sugestões para o uso sustentável da água e destacaram a importância do fórum para as demandas relacionadas ao meio ambiente e aos recursos hídricos. Para o vice-presidente-executivo da Abdib, a crise hídrica tem apenas mudado de lugar nos últimos anos: Sul (2012), Sudeste (2014-2015) e Nordeste (2012-2018). Chuvas abaixo da média nos últimos anos, poluição persistente nos recursos hídricos e expansão das cidades e do consumo têm representado desafios aos governos e aos cidadãos.

 

Para Ralph Lima Terra, o Brasil precisa empreender mais esforços para criar uma infraestrutura resiliente e uma gestão pública integrada para garantir segurança hídrica. As soluções passam por ampliar consumo consciente, promover Investimentos em preservação e despoluição de recursos hídricos, universalizar o acesso e o atendimento aos serviços de saneamento básico, entre outras.Participaram da audiência pública, além do vice-presidente-executivo da Abdib: senador Hélio José (Pros-DF), presidente da Comissão Senado do Futuro; Patrick Thomas, especialista em recursos hídricos da Diretoria de Regulação da ANA; Marcos José Melo Neves, coordenador da área de Hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA); Raquel Carvalho Brostel, assessora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Livia Maria Dias, engenheira da Empresa de Saneamento de Goiás (Saneago); Marcelo de Carvalho Marques, diretor de Comunicação da Associação dos Moradores e Amigos de Águas Claras; e Jorge Werneck, diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

 

A Abdib e o Fórum Mundial da Água – A Abdib apoia a organização da 8ª edição do Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília, Distrito Federal, entre 18 e 23 de março de 2018. O propósito da Abdib é difundir informações, engajar agentes públicos e privados e promover soluções na gestão eficiente e no uso compartilhado e sustentável dos recursos hídricos.

 

Esse mesmo propósito esteve presente em seminário realizado pela entidade em março de 2017, quando a Abdib reuniu mais de 200 pessoas, além de autoridades federais e estaduais dos poderes Executivo e Legislativo, para discutir o legado da Lei 9.433/1997 (política nacional de recursos hídricos) e da Lei 11.445/2007 (diretrizes nacionais para o saneamento básico). Elas completaram, respectivamente, 20 e 10 anos em janeiro de 2017.Para Ralph Lima Terra, em um setor dependente da tomada de decisão de múltiplos agentes com saberes diferentes, o Fórum Mundial da Água é idealizado para articular todos os segmentos para deixar um legado de conscientização e de boas iniciativas a respeito da gestão adequada dos recursos hídricos.

 

A Abdib e o Conselho Mundial da Água – A Abdib tem assento no Board of Governors do Conselho Mundial da Água, que conta com 36 integrantes, quatro deles brasileiros – Agência Nacional de Águas (ANA), Abdib, Universidade de São Paulo (SUSP) e Rebob – representando poder público, iniciativa privada, setor acadêmico e organizações não-governamentais do mundo todo.

 

A Abdib é integrante do Conselho Mundial da Água há aproximadamente dez anos. A associação participou ativamente das duas últimas edições do Fórum Mundial da Água – em Marselha, na França, em 2012 e em Daegu e Gyeongju, na Coreia do Sul, em 2015.

 

Para a edição brasileira, em 2018, a Abdib assumiu participação de destaque. Há executivos da associação na composição e nas atividades do International Steering Committee (ISC), o comitê diretivo global do fórum, e no Comitê Organizador Nacional.

19-03-2018