ANA reabre audiência sobre manuais da transposição do São Francisco



A partir desta segunda-feira, 26 de fevereiro, está reaberta a audiência pública não presencial para obter sugestões para o Manual de Contabilidade e para o Manual de Procedimentos para Gestão de Ativos Imobilizados, documentos relacionados ao Projeto de Integração do São Francisco (PISF). Os interessados podem participar por meio do Portal de Audiência Pública da Agência Nacional de Águas (ANA) ou do serviço de e-Protocolo até 26 de março.

 

No Portal estão disponíveis as minutas de ambos os documentos, que foram preparadas pelos servidores da ANA e estão disponíveis para balizar as sugestões a serem recebidas durante a audiência pública. O Manual de Contabilidade Aplicado ao PISF contém informações contábeis a serem exigidas da entidade federal que será responsável pela operação do empreendimento, formas de fiscalização contábil que serão adotadas pela Agência, entre outras informações. Este tipo de fiscalização econômico-financeira visa a avaliar a eficiência da gestão da operadora federal do Projeto para garantir a preservação do equilíbrio econômico-financeiro da operação.

 

Já o Manual de Procedimentos para Gestão de Ativos Imobilizados, Aplicados ao PISF tem a finalidade de definir critérios e procedimentos para registro e controle dos ativos do Projeto de Integração do São Francisco para gestão adequada desses bens. A CODEVASF receberá a infraestrutura do Projeto pronta para utilização, sendo responsável pela operação e manutenção. Os ativos imobilizados não serão registrados no balanço patrimonial da CODEVASF, que deverá realizar o controle patrimonial deste grupo de ativos.

 

Com a publicação da Lei nº 12.058/2009, que alterou a lei de criação da ANA (nº 9.984/2000), a agência reguladora recebeu a atribuição de regular e fiscalizar a prestação dos serviços públicos de adução de água bruta em corpos d'água de domínio da União, como os interestaduais (como no caso do rio São Francisco), transfronteiriços e reservatórios construídos com recursos da União. Também cabe à Agência disciplinar a prestação desses serviços e fixar padrões de eficiência.

 

Em caso de dúvidas sobre esta audiência, os interessados podem enviar e-mail para audienciapublica@ana.gov.br.

05-03-2018