Empresa do ES aposta em inovação para tratar efluentes sem produtos químicos

Um dos principais desafios das empresas na atualidade é saber como incorporar os conceitos de sustentabilidade ao dia a dia dos negócios. Antes visto como custo para as empresas, este conceito passou a ser superado pelo entendimento que há diversos ganhos em trabalhar dentro de princípios de sustentabilidade.

Diante deste cenário, o empreendedor Antônio Luis Médice desenvolveu um produto inovador destinado ao tratamento de efluentes sem a utilização de produtos químicos. A ideia surgiu a partir de uma viagem de negócios a São Paulo, quando Antônio teve o primeiro insight para desenvolver a fórmula que deu origem ao Byomais, produto utilizado para a otimização dos processos de biodegradação, remediação e depuração dos contaminantes ou poluentes em caixas de esgoto sem a utilização de químicos.

De volta a terras capixabas e com o produto patenteado, o empreendedor implantou a empresa 2M Soluções Ambientais. “Eu acreditei na ideia, comecei a desenvolvê-la e, ao longo de quatro anos aperfeiçoei a formulação para aumentar a eficiência do produto. Necessitava de investimento para implantar a empresa e procurei o Bandes, onde pude investir na empresa”, conta Antônio Luiz.

A ideia inovadora aliada ao seu espírito empreendedor rendeu um produto único no Brasil. “Não existe nenhum produto similar ao Byomais no mercado nacional. Geralmente, o tratamento de efluentes é realizado com produtos químicos. O nosso é 100% natural e atóxico, o que é atestado por laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, declara Antônio, que conta com quatro funcionários para atender à demanda, entre eles, uma bióloga e um profissional de suporte e aplicação em campo.

Em poucos anos, a cartela de clientes se expandiu, o atendimento a condomínios, restaurantes, fazendas agrícolas, hotéis, destilaria de álcool, rede de supermercados, hospitais, hoje comporta grandes empresas. “Estamos trabalhando com apenas 40% de nossa capacidade. Nosso produto atua não só com resíduos de esgoto como também hidrocarnoneto (derivado do petróleo) e pode ser aplicado tanto na agua como também ser utilizado no tratamento do solo”, finaliza.

Fonte: Es hoje – 26/01/2018

Endereço: http://eshoje.com.br/empresa-do-es-aposta-em-inovacao-para-tratar-efluentes-sem-produtos-quimicos/