Sisema e Comitês da Bacia Hidrográficas do Rio Doce traçam metas para 2018



Um caminho aberto ao diálogo e à proposição de metas pautou o primeiro encontro de 2018 entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e os seis comitês de bacias hidrográficas mineiros da Bacia do Rio Doce. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 8 de janeiro, em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, acompanhado da diretora geral do Igam, Marília Melo, recebeu representantes dos comitês do Doce. O encontro teve a apresentação do balanço do trabalho desenvolvido ao longo de 2017, além do planejamento de ações para o ano de 2018. Entre os pontos discutidos pelos dirigentes, ficou determinada a criação de uma agenda de reuniões quadrimestrais, além de um cronograma para regularização de passivos financeiros.

 

 

“Essas reuniões de trabalho são extremamente valiosas e devem se tornar uma tônica em nossas ações. Uma de nossas prioridades no Sisema é o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas e, para isso, precisamos trabalhar de forma alinhada e em parceria”, destacou Germano Vieira, durante a reunião. Na ocasião, um grande passo já foi dado nesse sentido. Importantes iniciativas desenvolvidas pelos comitês do Doce foram apresentadas, já com medidas sendo adotadas para os próximos anos. Tem destaque na lista o programa Rio Vivo, principal ação dos comitês para o intervalo entre 2016 e 2020.

 

 

 

Para 2018, esses órgãos já se preparam para colocar em prática a 3ª etapa do programa, que prevê a execução dos projetos e monitoramento de medidas que dizem respeito a três iniciativas: o Programa de Expansão do Saneamento; o de Recomposição de Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Nascentes; além do Programa de Controle das Atividades Geradoras de Sedimentos.

11-01-2018