ABES realizará em fevereiro, em São Paulo, o Simpósio Ranking da Universalização do Saneamento e premiará as cidades com melhores indicadores



A ABES promoverá, no dia 5 de fevereiro, das 14h às 18h, no auditório do CRQ (Conselho Regional de Química), em São Paulo, o Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento.

 

O encontro reunirá os presidentes de todas as Seções Estaduais da ABES e outros especialistas do setor para discutir o Ranking lançado pela ABES em outubro de 2017, durante o Congresso ABES Fenasan 2017. CONHEÇA O RANKING AQUI.

 

O Ranking avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. O estudo analisa as condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes e, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde, correlaciona os resultados às DRSAI – Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado de cada município.

 

Compõem o estudo 231 municípios cujos dados foram fornecidos ao SNIS2 – Sistema Nacional de Informações de Saneamento. Os dados de saúde foram obtidos do DATASUS 3 do Ministério da Saúde.

 

De acordo com seus indicadores, os municípios foram reunidos em três grupos:

 

– Rumo à universalização (pontuação acima de 489)

 

– Compromisso com a universalização (de 450 a 489)

 

– Primeiros passos para a universalização (abaixo de 450)

 

Durante o evento, os 14 municípios do grupo “Rumo à universalização” serão reconhecidos pela ABES em uma cerimônia de premiação.

 

Mais informações sobre o evento serão divulgadas em breve.

11-01-2018