Fórum Cidadão vai selecionar experiências de gestão e usos de água



Dar visibilidade a experiências comunitárias e sociais que ofereçam soluções capazes de enfrentar os desafios globais em relação à água. Esse é o objetivo da próxima chamada pública do Processo Fórum Cidadão, que vai abrir inscrições para exposição de trabalhos sociais inovadores na temática hídrica. As candidaturas poderão ser feitas por um formulário online, disponível no site do Fórum a partir de 4 de novembro.

 

Serão escolhidas 60 iniciativas para compor gratuitamente o “Mercado de Soluções”, um espaço dento da Vila Cidadã do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece entre 18 e 23 de março, em Brasília. A área será de livre acesso para o público e também contará com programação de arena para os interlocutores, Festival de Cinema, praça de alimentação, praça das fontes, exposições culturais, artísticas e hídricas, além de outras atividades.

 

Para facilitar a visualização das experiências apresentadas, a Vila Cidadã será montada com base em dois eixos: Soluções baseadas na Natureza, projetadas para trazer mais recursos e processos naturais às cidades e paisagens terrestres e marinhas; e Experiências de base Comunitária, para soluções de problemas da água, envolvendo soluções inovadoras para a gestão hídrica a fim de enfrentar os atuais desafios relacionados à qualidade e à disponibilidade desse recurso.

 

Inscrições e resultado

 

 

As inscrições poderão ser feitas por um formulário online, que estará disponível no site do Fórum a partir do dia 4 de novembro. Os trabalhos poderão ser inscritos em dois formatos: estandes individuais ou painéis eletrônicos. As propostas deverão ser apresentadas necessariamente em inglês, português ou espanhol. Para saber mais detalhes a respeito da chamada e dos critérios para apresentação de trabalhos, acesse o documento produzido pelo Processo Cidadão, disponível em português e em inglês.

 

Para os estandes individuais, cada participante será responsável pelo material apresentado em seu espaço e pela apresentação física durante o Fórum. Já os painéis eletrônicos são indicados para os candidatos que não puderem comparecer ao Fórum fisicamente, mas gostariam de mostrar suas iniciativas para pessoas de todo mundo.

 

As candidaturas serão analisadas pelo Comitê de Avaliação em dezembro de 2017. A seleção levará em conta os seguintes critérios: Coerência – sustentabilidade, tecnologia social e recursos locais; Viabilidade e inovação; e Relevância. O resultado será divulgado em janeiro de 2018, no site do Fórum e nas redes sociais do evento.

 

 

 

Fonte: 8º Fórum Mundial da Água

 

28-11-2017