Bacia do Paraíba do Sul ganha projeto de revitalização



Um projeto apoiado pelo WWF-Brasil acaba de ser selecionado pela Agência Nacional de Águas (ANA) para fazer parte do “Programa Produtor de Água”. Com isso, a prefeitura de São José dos Campos (SP) conseguiu captar R$ 893 mil para as obras na sub-bacia hidrográfica do Rio do Peixe, de mais de 20 mil hectares. Localizada na bacia do Paraíba do Sul, é um dos territórios prioritários para a atuação da ONG em suas estratégias de proteção e restauração dos ecossistemas aquáticos.

 

Segundo o especialista em Recursos Hídricos do WWF-Brasil, Ricardo Novaes, “a sub-bacia é a principal contribuinte do reservatório do Jaguari, manancial estratégico para a segurança hídrica não apenas do Vale do Paraíba, como também – pelos sistemas de transposições existentes - para as metrópoles de São Paulo e Rio de Janeiro”.

 

O projeto em São José dos Campos contempla a construção de 200 sistemas de saneamento em propriedades rurais, com tanques de evapotranspiração e biodigestores. Também será realizada a adequação de estradas próximas da região, diminuindo o assoreamento dos cursos d’água, e a realização de biomonitoramento hídrico.

 

O WWF-Brasil trabalha desde 2013 no apoio técnico à implantação e funcionamento do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais de São José dos Campos. “A qualidade das águas na bacia é ainda fortemente impactada pela contaminação de esgoto doméstico, dada a precariedade do saneamento rural naquele território, e pelo assoreamento associado às estradas rurais. Nesse sentido, o apoio do WWF-Brasil à captação desses recursos contribuirá muito para a qualidade da água.

 

 

Programa Produtor de Água

 

O Programa Produtor de Água da ANA é voluntário. Os agropecuaristas que decidem participar são remunerados por adotar práticas que combatam a erosão e melhorem a cobertura vegetal do solo, por exemplo, a manutenção das áreas florestadas, reflorestamento, recuperação de pastagens, plantio em nível e a adoção do sistema agrosilvopastoril.

 

 

Fonte: WWF

05-10-2017