Preservação de Vargem das Flores leva deputados ao MP



Os parlamentares da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, nesta terça-feira (3/10/17), uma visita técnica à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, do Ministério Público (Rua Dias Adorno, 367, 8° andar, bairro Santo Agostinho). A atividade, solicitada pelos deputados Glaycon Franco (PV), Thiago Cota (PMDB) e Dilzon Melo (PTB) e pela deputada Marília Campos (PT), está marcada para 9h30 e tem o objetivo de debater as alterações do macrozoneamento do município de Contagem.

 

De acordo com Marília Campos, as mudanças ameaçariam a preservação do manancial de Vargem das Flores, que é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 10% da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Diante isso, a parlamentar entende ser necessário discutir com a Promotoria a proposta da Prefeitura de Contagem de alterar seu plano diretor. Para ela, a intenção seria eliminar áreas rurais da Bacia Hidrográfica de Vargem das Flores, permitindo o adensamento de moradores e indústrias naquela região.

 

O tema foi tratado em audiência pública da comissão, realizada no dia 2 de agosto. Na oportunidade, a Prefeitura defendeu que a intenção é promover a regularização urbana e o desenvolvimento econômico do local, sem prejuízos ambientais.

 

Lideranças de Belo Horizonte e de Contagem, além de ambientalistas, foram convidados para a visita.

02-10-2017