Projeto de barragem no Rio Pacuí será debatido na ALMG



A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debate, nesta terça-feira (26/9/17), os planos da Copasa de construir uma barragem no Rio Pacuí visando garantir uma alternativa de abastecimento de água para a região de Montes Claros, no Norte de Minas. O projeto é polêmico e enfrenta resistência das comunidades ribeirinhas, que têm o apoio do Ministério Público (MP). O debate será no Auditório José Alencar Gomes da Silva, a partir das 15h30.

 

A atividade atende a requerimento do deputado Gil Pereira (PP). Ele destaca o drama vivido pelos moradores de Montes Claros, principal polo da região, um dos municípios mineiros mais atingidos pela crise hídrica e sob a constante ameaça da falta de água, inclusive com a prática de rodízio. “Mas temos que entender também a situação dos municípios ribeirinhos, cujas comunidades temem ser prejudicadas. A reunião servirá para discutirmos a fundo o projeto, buscar o entendimento e assim chegar a um consenso que garanta os direitos dos dois lados da questão”, aponta o parlamentar.

 

De acordo com o deputado, o MP já teria obtido uma liminar para barrar a implementação do projeto da barragem, em um ponto distante 56 quilômetros de Montes Claros. “O fato é que a cidade (com cerca de 400 mil habitantes) precisa de uma nova alternativa de abastecimento de água e essa foi a solução apresentada pela Copasa. Precisamos garantir medidas compensatórias e a revitalização da bacia para assim também proteger os ribeirinhos”, acrescenta Gil Pereira.

 

A água consumida atualmente em Montes Claros vem, sobretudo, da Barragem de Juramento. No início do período chuvoso, em outubro do ano passado, a barragem estava com cerca de 36% da sua capacidade, percentual que caiu para 26% em julho último, graças ao pouco volume de chuva nesse intervalo. As informações foram fornecidas pela Copasa em uma audiência realizada também em julho, na Câmara Municipal de Montes Claros. Segundo a empresa, a obra para captação no Rio Pacuí está orçada em R$ 135 milhões.

 

Convidados - Entre os convidados para o debate estão o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac, além de vários prefeitos de cidades da região impactadas pelo projeto da Copasa. Pela empresa, deve participar o diretor de Técnica e Expansão, Alex Moura de Souza Aguiar. Foram convidados ainda a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Maria de Fátima Chagas Dias Coelho; e a conselheira do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí, Sirleia Márcia de Oliveira Drumond.

25-09-2017