Escassez Hídrica "Monitoramento hidrológico de Minas Gerais"

 Diante das preocupações com o estado dos recursos hídricos em Minas Gerais devido ao período de seca, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM elabora desde 2015 um mapa de monitoramento hidrológico do estado.

O arquivo apresenta os rios de Minas separados por suas respectivas Bacias Hidrográficas, descrevendo, o estado de cada estação monitorada conforme critérios estabelecidos pela da DN CERH-MG n°49/2015:

 

I. Estado de Atenção: estado de vazão que antecede a situação crítica de escassez hídrica e seu Estado de Alerta, no qual não haverá restrição de uso para captações de água e o usuário de recursos hídricos deverá ficar atento para eventuais alterações do respectivo estado de vazões;

 

II. Estado de Alerta: estado de risco de escassez hídrica, que antecede ao estado de restrição de uso, caracterizado pelo período de tempo, em que o estado de vazão ou o estado de armazenamento dos reservatórios indicarem a adoção de ações de alerta para restrição de uso para captações de águas superficiais e no qual o usuário de recursos hídricos deverá tomar medidas de atenção e se atentar às eventuais alterações do respectivo estado de vazões;

 

III. Estado de Restrição de Uso: estado de escassez hídrica caracterizado pelo período de tempo em que o estado de vazão ou o estado de armazenamento dos reservatórios indicarem restrições do uso da água em uma porção hidrográfica.

 

No site do IGAM é possível acompanhar semanalmente as atualizações do monitoramento através da aba de Informações de Escassez Hídrica, no link abaixo:

 

http://www.igam.mg.gov.br/component/content/article/16/1553-escassez-hidrica

20-09-2017