Crise hídrica pauta audiência na Assembleia de Minas



A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quinta-feira (21/9/17), uma audiência pública com o objetivo de debater a crise hídrica e a falta de estruturação dos comitês de baciais hidrográficas no Estado, a pedido do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas. A atividade, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Doutor Jean Freire (PT), está marcada para as 9h30, no Teatro.

 

De acordo com a justificativa do parlamentar, a ideia é tratar a atuação do governo diante da crise hídrica, em especial no que se refere aos investimentos nos comitês, que foram criados para promover o gerenciamento do uso dos recursos hídricos de forma integrada e descentralizada.

 

Os comitês, ainda segundo Doutor Jean Freire, contam com a participação de todos os setores da sociedade, com o intuito de resolver os problemas relativos às demandas e disponibilidades hídricas, principalmente quando afetam a população, a economia e o meio ambiente.

 

"Os comitês são imprescindíveis para o planejamento e a gestão do uso e da distribuição da água, garantindo, assim, o recurso para as gerações futuras e buscando meios de convivência com a seca", defende. Na audiência será tratado, ainda, o suposto atraso no repasse de recursos do governo aos comitês.

 

Para o debate, foram convidados secretários de Estado, representantes do Instituto Mineiro de Gestão das Águas e do Ministério Público, além de membros dos comitês de bacias.

18-09-2017