Semana Mundial da Água em Estocolmo destaca o *º Fórum Mundial da Água no Brasil



O 8º Fórum Mundial da Água foi um dos destaques na Semana Mundial da Água, que aconteceu em Estocolmo, capital da Suécia nos dias 25 a 31 de agosto. O evento contou com a participação de todas as Comissões que organizam o 8º Fórum Mundial da Água que acontecerá no Brasil, na cidade de Brasília, no período de 18 a 23 de março de 2.018.

 

 

 

No showcase Join us to the road to Brasilia 2018, foi ressaltada a importância de propor soluções conjuntas entre países e populações para garantir a disponibilidade hídrica a longo prazo. O 8º Fórum Mundial no Brasil deve reunir cerca de 40 mil pessoas em Brasília em março de 2018.

 

 

 

 

O presidente do Conselho Mundial da Água (WWC, sigla em inglês), Benedito Braga, abriu este painel ressaltando a importância da união de diferentes atores internacionais na busca por soluções para os desafios relacionados à gestão da água. “É hora de um novo impulso envolvendo todos os setores para criar um crescimento inclusivo. O Conselho Mundial da Água pretende ser a voz da água da comunidade internacional, mas nós resolveremos nossos problemas de água somente se juntarmos nossas forças”, afirmou.

 

 

Braga convidou o público para participar mais ativamente dos processos temáticos do 8º Fórum. “Hoje, os desafios relacionados à água são reais, assim como as oportunidades e as possibilidades deste Fórum. Vocês e seus colegas podem liderar o caminho, trazendo conhecimentos regionais e ideias, trabalhando com parceiros internacionais que reconhecem a importância estratégica da água”, destacou.

 

O embaixador do Brasil na Suécia, Marcos Pinta Gama, reforçou o convite destacando o fato de que o 8º Fórum Mundial da Água acontecerá em Brasília, cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e pela primeira vez no Hemisfério Sul. “A cidade possui a infraestrutura de hotéis, mobilidade e acessibilidade necessária para um evento desse porte. Para Brasília, será uma oportunidade de fortalecer sua gestão de recursos hídricos. Desta forma, o Fórum também deixará um legado importante para a cidade”, observou Gama.

 

 

 

O showcase contou ainda com a apresentação dos presidentes das comissões dos processos Temático, Regional, Político, Fórum Cidadão e Grupo Focal de Sustentabilidade. Eles fizeram uma breve explanação sobre o andamento das atividades e deram um panorama sobre as próximas etapas.

 

 

 

Durante a Semana Mundial da Água em Estocolmo, o Comitê Diretivo do 8º Fórum Mundial da Água se reuniu para definições várias sobre a organização deste grandioso evento e as Comissões dos Processos Temático, Regional, Político, Sustentabilidade e Fórum Cidadão realizaram várias reuniões de planejamento e decisão no que se refere a toda a agenda e grade de programação do 8º Fórum.

 

 

 

Em especial a Comissão FÓRUM CIDADÃO ampliou os aspectos de mobilização com informação e engajamento com vários representantes do mundo presentes na Semana da Água em Estocolmo. Como destaque, foram estreitados os laços para participação com os países Mianmar, Peru, Chile, México, África do Sul e outros, mas em especial com o Senegal que vai receber e organizar o 9º Fórum Mundial da Água em 2021.

11-09-2017