Estação de Tratamento em Araguari distribui água de reuso gratuitamente para a população



A água de reuso vem do tratamento avançado dos esgotos e pode ser utilizada em processos que não requerem água potável, mas que exijam água sanitariamente segura. Seu aproveitamento segue a tendência mundial de preservação do meio ambiente e de uso racional dos recursos hídricos.

 

Assim, a água pode ser usada para irrigação de jardins e de cultivos; geração de energia; lavagem de ruas e vias; desobstrução de tubulações; uso em diversos processos industriais, como refrigeração de equipamentos e caldeiras; construção civil; combate a incêndios em área urbana; criação de animais ou cultivo de vegetais aquáticos; manutenção dos lagos e canais para fins paisagísticos.

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araguari já vem utilizando a água de reuso da estação para umidificação do aterro sanitário da cidade e das vias de acesso. O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), por exemplo, já tem aplicado as águas em obras de pavimentação na região.

 

O fornecimento e coleta da água de reuso deve ser feito na Estação de Tratamento, localizada ao final da rua Matilde Debs Diniz, no distrito industrial de Araguari (acesso pela estrada para Indianópolis, MG 748), que funciona de 6h às 12h e de 13h às 18h.

 

O projeto é desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e em parceria com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Araguari, que opera a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do distrito industrial no município.

06-09-2017