Meio Ambiente debate extração de granito no Sul de Minas



A Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável fará audiência pública nesta quarta-feira (30/8/17), às 15 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para discutir a situação do Santuário Ecológico de Pedra Branca, no município de Caldas (Sul de Minas). O local é uma área de proteção ambiental (APA) e estaria sofrendo com o impacto da extração de granito. O requerimento para realização da reunião é de autoria do deputado Rogério Correia (PT).

 

Em 2014, foi criada uma Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, com intuito de chamar a atenção para o impacto ao meio ambiente gerado pela ação das mineradoras no município de Caldas. Os moradores acreditam que a área tem grande valor ecológico e econômico e temem impactos negativos para o meio ambiente e a saúde da população local.

 

Segundo Daniel Tygel, presidente da Aliança, ao menos dez empresas trabalham com a mineração em Caldas, sendo que algumas já chegaram a ser autuadas por irregularidades e crimes ambientais, mas continuam em funcionamento, o que teria causado inúmeros problemas para os moradores.

 

Preservação – O Santuário Ecológico de Pedra Branca fica localizado, mais especificamente, no distrito de Pocinhos do Rio Verde, em Caldas. A área é uma das poucas no País com resquícios de Mata Atlântica e possui grande diversidade natural.

 

O local foi transformado em APA por meio da Lei Municipal 1.973, de 2006, após a reivindicação da comunidade local, que desejava preservar a região da ação de mineradoras. A área também é aproveitada pela população, há décadas, para a produção agropecuária.

28-08-2017