Comitê da Bacia do São Francisco cria parcerias para replantar margens

Projeto prevê investimentos para ampliação de viveiro que fornece mudas de espécies endêmicas para replantio em locais estratégicos do “Velho Chico”.

Uma parceria entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Agência Peixe Vivo, o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF) e Prefeitura de Patos de Minas (MG) vai triplicar a produção de mudas destinadas à recuperação do “Velho Chico”. O viveiro, localizado em Patos de Minas, vai passar por reforma ganhando uma capacidade muito maior de produção.

O projeto, encabeçado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, finalmente vai ser colocado em prática. Depois de oito anos de trabalho, foi assinado no final de julho um Termo de Cooperação Técnica entre as quatro entidades. O viveiro, que pertencente ao IEF, vai ganhar força com investimentos do CBHSF, com recursos da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos e gerenciados pela Agência Peixe Vivo.

Intitulado “Plantando árvores, produzindo água, vamos matar a sede dos nossos rios”, o projeto vai favorecer a recuperação de matas ciliares, nascentes, áreas degradadas, recarga hídrica e programas de educação ambiental para as comunidades rurais, visando à conservação do solo e, consequentemente, à produção de água.

De acordo com Wilson José da Silva, membro do CBHSF e autor do projeto, “temos que manter a água dentro dos cursos d’água. Para isso temos que reflorestar. Estamos investindo R$6 mi para manter o projeto pelo menos nos primeiros cinco anos, tendo possibilidade de dobrar a produção de mudas de acordo com a demanda”.

O viveiro produz uma variedade de 491 espécies do cerrado. Hoje, a produção é de 200 mil mudas/ano e a expectativa é que aumente para 700 mil/ano. Espera-se, com essa cooperação, recuperar aproximadamente 750 hectares de áreas onde a revitalização é necessária e estrategicamente importante para a melhoria da oferta hídrica.

Viveiro

O viveiro localiza-se em terreno cedido pela prefeitura de Patos de Minas e possui uma área de 2,2 hectares. Produz 491 espécies nativas do Cerrado, além de plantas ornamentais para áreas urbanas. Qualquer pessoa pode adquirir mudas gratuitamente no viveiro. O endereço do viveiro é Rodovia MGT – 354, Km 177 – Fazenda Canavial, Patos de Minas.

 

Rebob

25-08-2017