Sustentabilidade no Saneamento



Uma pesquisa recentemente divulgada pela consultoria Ernst & Young demonstra que 68% dos investidores consideram os dados ambientais, sociais e de governança de uma empresa antes de definir se irão aplicar seu dinheiro naquela determinada companhia.

 

O número de executivos que valorizam essas informações aumenta a cada ano.

 

Em 2015, o mesmo levantamento verificou que as informações não-financeiras eram motivo de preocupação apenas para 52% dos investidores.

 

Em um setor como o saneamento, cuja evolução é essencial para a preservação dos recursos hídricos, a sustentabilidade é parte integrante dos negócios – e da operação.

 

A adoção de práticas sustentáveis não deve se restringir ao alto comando das concessionárias, mas permear toda a organização, como um valor a ser perseguido.

 

Foi pensando nesse princípio que o SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) criou em 2015 o Prêmio Sustentabilidade, que neste ano alcançou sua segunda edição.

 

A iniciativa, que visa reconhecer o comprometimento das concessionárias privadas e seus profissionais com o desenvolvimento sustentável, recebeu um número considerável de projetos, e já ganha corpo para uma nova realização, em 2019.

 

Entre os projetos que foram selecionados este ano pelo Prêmio Sustentabilidade estão programas ambientais dedicados ao público interno e geral, de aproximação com o meio acadêmico e outros que procuram atender comunidades em situação de vulnerabilidade social para terem acesso à água tratada.

 

Na área de gestão, temos ações importantes para a conservação da água, como a tão necessária adoção do reuso de efluente sanitário em operações de manutenção da rede coletora de esgoto.

 

O reuso também originou premiações na categoria técnica, em que o destaque foi o aproveitamento do efluente tratado na irrigação de áreas de plantio de árvores nativas, realizado por uma concessionária privada no interior de São Paulo.

 

Cada um desses projetos traz uma contribuição muito valiosa para que a sustentabilidade se firme como prioridade na operação dos serviços de saneamento básico.

 

O conjunto dessas iniciativas (61 foram inscritas na edição deste ano) nos fornece uma visão do potencial do segmento privado para a melhoria das condições básicas de saúde e qualidade de vida da população.

 

Com criatividade, inovação, eficiência tecnológica e de gestão, estamos tornando as ações sustentáveis não apenas um fator a ser considerado por investidores, mas sim um real agente transformador da sociedade brasileira.

 

Acesse os projetos do Premio Sustentabilidade 2017: http://www.abconsindcon.com.br/premio/projetos-vencedores-2017

 

Alexandre Lopes é presidente do SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto)

18-08-2017