ANA irá realizar Curso Semipresencial de Introdução à Ciência Política



A Agência Nacional de Águas (ANA) irá realizar Curso Semipresencial de Introdução à Ciência Política, a ser realizado em dois módulos que irão totalizar 40 horas aula. O primeiro módulo contará com 20 horas a distância e o segundo terá 20 horas presenciais.

 

A primeira etapa do curso será realizada à distância no período de 04 de setembro a 20 de outubro de 2017, com carga horária de 20 horas. Já a segunda etapa, será realizada de forma presencial, nos dias 24 e 25 de outubro, de 8h30 às 12h e de 13h30 às 18h, e no dia 26 de outubro de 2017, de 8h30 às 12h30, na Sala de Vidro da Agência Nacional de Águas (Setor Policial, Área 5, Quadra 3, Bloco M), em Brasília – DF.

 

O evento é voltado para representantes de instâncias colegiadas como Comitês de Bacias Hidrográficas e Conselhos de Recursos Hídricos e para servidores dos órgãos do executivo nacional, estadual, municipal, entidades delegatárias e agências de bacia.

 

O curso irá tratar de temas como autoridade, influência e poder, arranjos institucionais, capacidades estatais, coordenação intergovernamental e relações entre Estado e sociedade na gestão de políticas públicas. O conteúdo está organizado em cinco módulos descritos a seguir:

 

1) Conceitos fundamentais: autoridade, poder, Estado, instituições, participação e representação

 

2) Sistema político: federalismo e relações intergovernamentais, administração pública e sistema de regulação;

 

3) Sujeitos políticos: burocracia, empresas, partidos, ONGs, mídia e movimentos sociais;

 

4) Gestão de políticas públicas: processos de decisão e mecanismo de implementação, arranjos institucionais e capacidades estatais;

 

5) Governança democrática: desafios das instâncias de gestão participativa, efetividade da participação social na gestão pública.

 

Ao final do encontro, espera-se que os participantes tenham condições de compreender aspectos político-institucionais da gestão hídrica, incorpore à prática profissional abordagens e conceitos da ciência política e reconheça dilemas da gestão de políticas públicas na democracia contemporânea.

 

Informamos que que cada participante deverá arcar com os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem.

 

Instrutor do Curso: Doutor Clóvis Henrique Leite de Souza, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG.

Inscrições:

 

O curso é gratuito e possui vagas limitadas, após a inscrição os participantes selecionados irão receber um e-mail de confirmação. A seleção levará em consideração a representatividade dos Estados.

 

Clique aqui para se inscrever até o dia 18 de agosto de 2017.

07-08-2017