CBHSF contempla municípios do Alto São Francisco com Planos de Saneamento Básico



Quatro municípios do Alto São Francisco serão beneficiados com Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). Foi assinado, na última sexta-feira (21/07), Termo de Compromisso entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Agência Peixe Vivo, Instituto Gesois e as prefeituras de Ponto Chique, São Romão, Matias Cardoso e Jaíba. A solenidade aconteceu na Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMMESF), em Pirapora (MG).

 

Com a assinatura do termo, as prefeituras e demais órgãos envolvidos, começam a elaborar os seus Planos. O Instituto Gesois é responsável por orientar as prefeituras nos trabalhos que vão nortear, a partir de agora, essa elaboração.Durante a solenidade, a coordenadora da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Sílvia Freedman, destacou a importância de as prefeituras assumirem o compromisso de aprovar, junto às Câmaras Municipais, os Planos de Saneamento Básico. “O Plano é um instrumento necessário para conseguir recursos para implantar os sistemas de esgotamento sanitário, abastecimento de água, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, dentre outros. Mas, para que isso seja possível, é preciso que os PMSB se transformem em Lei Municipal, para que se possa buscar recursos para as obras em si”, explica Freedman.

 

Os quatro municípios beneficiados participaram do Edital aberto pela AGB Peixe Vivo, pleitearam os Planos e foram bem pontuados. O valor de cada PMSB gira em torno de R$250 mil. O CBHSF disponibiliza o recurso, que é pago via AGB Peixe Vivo e o Instituto Gesois executa o projeto junto às prefeituras. O prazo para a elaboração dos PMSB é de 10 meses.

26-07-2017