Comissão quer debater zoneamento da Vargem das Flores



A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (12/7/17), requerimento para a realização de audiência de convidados sobre a proteção da Bacia Hidrográfica de Vargem das Flores no macrozoneamento elaborado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH).

 

O requerimento foi apresentado pela deputada Marília Campos (PT) e pelos deputados Glaycon Franco (PV), presidente da comissão; Geraldo Pimenta (PCdoB) e Ivair Nogueira (PMDB).

 

A deputada Marília Campos explicou que a Prefeitura de Contagem teria apresentado, em reunião do conselho metropolitano, proposta para alteração no macrozoneamento da região da represa Vargem das Flores.Segundo ela, a alteração sugerida pode comprometer o abastecimento de água da RMBH, já que pretende permitir, por exemplo, o loteamento em área rural da bacia hidrográfica, que atualmente não é ocupada.

 

O deputado Geraldo Pimenta disse que a represa tem um peso muito grande no abastecimento da RMBH, sendo necessário discutir a ocupação residencial na região da Vargem das Flores. Já o deputado Glaycon Franco destacou a importância de que a audiência seja marcada com celeridade.

 

Abastecimento de água em Esmeraldas é tema de nova audiência

 

Outro requerimento aprovado é para a realização de audiência de convidados para que a Copasa apresente os projetos de abastecimento de água em Esmeraldas (RMBH).

 

No último dia 29, a comissão realizou audiência em que a população do município trouxe relatos sobre problemas de abastecimento que têm afetado o seu dia-a-dia. A audiência não contou com a participação da Copasa, que justificou sua ausência com o argumento de que os projetos seriam apresentados primeiro às autoridades municipais.

 

Dessa forma, a deputada Marília Campos, autora do pedido da primeira audiência, solicitou nova reunião para que a empresa possa apresentar à Comissão de Meio Ambiente e às autoridades municipais os projetos para Esmeraldas.

13-07-2017