Copasa inicia obras de saneamento em Sabará



O Governo de Minas Gerais, por meio da Copasa, e a Prefeitura Municipal de Sabará assinaram, nesta sexta-feira (30/6), ordem de serviço para o início imediato das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Sabará, no Território Metropolitano, onde serão implantados aproximadamente 13 quilômetros de redes coletoras e interceptoras de esgoto.

 

Na oportunidade, a presidente da Copasa, Sinara Meireles, descreveu o ato como um momento festivo para a comunidade e de grande responsabilidade para a empresa. “Estamos organizados, mobilizados, motivados e vamos fazer, sim, a intervenção necessária para iniciar a coleta e o tratamento dos esgotos da cidade de Sabará”, ressaltou.

 

O prefeito de Sabará, Wander Borges, destacou o evento como um momento histórico. “Essa ordem de serviço contempla alguns anseios da população que é devolver saneados os nossos rios e córregos. O esgoto tratado significa melhor qualidade da água, a nossa contribuição para o meio ambiente e mais saúde para a população”, afirmou.

 

De acordo com o diretor de Operação Metropolitana da Copasa, Rômulo Perilli, o conjunto das intervenções de esgotamento sanitário em Sabará é da ordem de R$ 130 milhões, nos próximos seis anos. “Essa primeira ordem de serviço parcial é de R$ 25 milhões. Vamos fazer redes coletoras espalhadas na cidade inteira e dois importantes interceptores no Malheiros e no Rio Manso”, explicou.

 

A construção desses interceptores permitirá a retirada dos esgotos dos manilhamentos e galerias existentes. O diretor disse ainda que, no próximo ano, será dada a ordem de serviço para a estação elevatória, que levará o esgoto para a Estação de Tratamento do Arrudas.

 

“Com isso, Sabará passará a ter o esgoto além de coletado, tratado, o que é um grande benefício e certamente vai alavancar o município para investir no desenvolvimento industrial” disse.

 

Essa primeira etapa contempla as regiões: sede do município, General Carneiro, Vilas Reunidas (córrego Rio Manso), Nossa Senhora de Fátima (córrego Santos Dumont), Ana Lúcia / Nações Unidas (Córrego dos Malheiros), entre outros, locais onde as redes de esgotos encontram-se mais danificadas ou inexistentes. A previsão é que essas obras sejam concluídas até o final de 2018, onde mais de 3.200 imóveis da cidade passarão a ter seus esgotos coletados pela Copasa.

 

Também participaram do evento o presidente da Câmara de Sabará, Valtair Rodrigues, e todos os vereadores, além dos prefeitos Cidinho (Taquaraçu de Minas), Lauro Franco (Frei Gaspar) e Daniel Sucupira (Teófilo Otoni), do tenente coronel da Polícia Militar, Mauro Lúcio, servidores municipais e representantes da sociedade civil.

03-07-2017