47º Congresso da Assemae: CT de Saneamento Rural da ABES participa de debate sobre o PNSR



Nesta quarta-feira, 21 de junho, a presidente da ABES-MG e coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da entidade, Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, foi uma das palestrantes da mesa redonda que abordou o “Programa de Nacional de Saneamento” no 47º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae. O painel foi coordenado pelo presidente da Assemae Regional Nordeste IV e diretor do SAAE de Jaguaribe (CE), Ronaldo Nunes.

 

Mônica iniciou sua fala apresentando a ABES e a Câmara Temática de Saneamento Rural, enfatizando o foco principal de sua gestão: fortalecer o setor, compartilhar experiências através de apresentações e debates em Fóruns Regionais, Congressos da ABES e Seminários Nacionais da Câmara, que a partir de 2012 passaram a incorporar os Encontros Latino-americanos de Saneamento Rural, por iniciativa da própria Câmara Temática.

Mônica Bicalho (ao centro) Fotoa: Roberta Rodrigues e Elis Regina Oliveira

 

Em seguida, apresentou diversos desafios para implementação dos serviços de saneamento em áreas rurais, destacando “planejar, implementar e monitorar a GESTÃO; operacional, financeira , administrativa e social”. Enfatizou que “grande parte dos desafios tem sido vencidos através de gestão comunitária compartilhada, como é o caso do ‘SISAR- Sistema de Saneamento Rural’, nos Estados do Ceará e do Piauí, e das ‘Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento’, na Bahia”.

 

Sobre o Programa de Saneamento Rural – PNSR, em fase de elaboração numa parceria entre Funasa e UFMG, Mônica Bicalho falou da importância de um Programa Nacional que priorize uma política pública com ações e atores definidos nos níveis federal, estadual, municipal e local.

 

Ela apontou o que se espera do PNSR e as oportunidades de ampliar a infraestrutura nas zonas rurais, capacitar mão de obra local, promover eficiência administrativa e operacional dos gestores e impactar positivamente em saúde, ambiente e qualidade de vida da população.

 

Concluindo, citou que o PNSR é um “sonho que vem sendo sonhado há mais de 30 anos” (o piloto do Programa Nacional de Saneamento Rural aconteceu no final da década de 80), e que “a Câmara vem participando ativamente das oficinas e encontros, visando contribuir com sua expertise para a construção do Programa”.

26-06-2017