Plataforma Sua Voz volta a ouvir público de todo o mundo sobre temas para Fórum Mundial da Água



 

A partir de 12 de junho, segunda-feira, pessoas do mundo inteiro poderão responder a perguntas sobre temas que serão abordados durante o 8º Fórum Mundial da Água, marcado para acontecer em Brasília entre 18 e 23 de março de 2018. Nesta etapa do processo de organização do maior evento do mundo sobre recursos hídricos, qualquer pessoa com acesso à internet poderá entrar na plataforma Sua Voz e responder a questões sobre os três temas transversais (Capacidades, Compartilhamento e Governança) e sustentabilidade, que serão discutidos nas seis salas temáticas (Clima, Desenvolvimento, Ecossistemas, Financiamento, Pessoas e Urbano).

 

Esta segunda rodada de discussão será dividida em quatro etapas. Cada grupo de questões ficará disponível por duas semanas na plataforma na seguinte ordem: Capacidades, Compartilhamento, Governança e Sustentabilidade. A segunda rodada de discussões será encerrada em 7 de agosto. As discussões na plataforma serão utilizadas como subsídios para a organização dos debates e definição das sessões temáticas do 8º Fórum.

 

Entre 13 de fevereiro e 23 de abril, a plataforma recebeu a primeira rodada de sugestões de pessoas de todo o planeta, que sugeriram temas a serem debatidos nas sessões temáticas do Fórum dentro das seis salas temáticas. O público total foi de aproximadamente 20 mil visitantes, que acessaram a plataforma principalmente do Brasil, Estados Unidos, França, México e Índia.

 

Cerca de mil pessoas se cadastraram para participar das discussões nas seis salas temáticas e 555 comentários foram realizados. Ao término das discussões foram identificados os dez tópicos mais comentados sobre os seguintes temas: Capacidades, Clima, Compartilhamento, Desenvolvimento, Ecossistemas, Financiamento, Pessoas, Sustentabilidade e Urbano. Estes tópicos foram votados por 1180 pessoas, que totalizaram mais de 36,2 mil votos. Acesse aqui o balanço das participações da primeira rodada (ainda disponível somente em inglês).

 

Iniciativa inédita do Comitê Diretivo Internacional do Fórum, a Sua Voz foi criada para favorecer o amplo debate sobre os temas centrais do evento e incentivar a participação de todos os cidadãos. A ferramenta permite que cidadãos com acesso à internet compartilhem ideias, experiências e soluções e façam sugestões que poderão ser incluídas no encontro mundial.

 

2ª Reunião de Consulta às Partes Interessadas

 

Entre 26 e 27 de abril, Brasília sediou a 2ª Reunião de Consulta às Partes Interessadas a fim de receber sugestões presenciais para contribuir para a organização do 8º Fórum Mundial da Água. Este encontro reuniu cerca de 800 participantes e buscou assegurar um amplo processo de consultas e engajamento para o maior evento do mundo sobre recursos hídricos. Este foi o último evento preparatório para o Fórum.

 

Premiações

 

Em 2018 o Hemisfério Sul receberá pela primeira vez o Fórum. Como se trata de um evento de referência internacional sobre a temática da água, os vencedores do Prêmio ANA 2017 ganharão uma viagem para poderem apresentar suas boas práticas para pessoas do mundo inteiro durante o Fórum. Concorrem à premiação da ANA trabalhos de empresas (de micro e pequeno portes e de médio e grande portes), governo, ensino, organizações civis, além de pesquisa e inovação tecnológica. Também há categorias para imprensa (impressos e sites, rádios e TVs). Os jornalistas vencedores ganharão viagem para cobrir o evento. As inscrições estão abertas até 30 de junho e podem ser realizadas no hotsite do Prêmio ANA 2017.

 

Outra premiação que dará viagem ao Fórum será o Prêmio Professores do Brasil – uma parceria do Ministério da Educação (MEC), a ANA e outras instituições –, que está com inscrições abertas até 25 de agosto. Serão selecionados projetos educativos de professores da Educação Básica de estabelecimentos públicos de ensino, nas esferas federal, estaduais, distrital e municipais, entre outras. Uma das categorias, intitulada Conservação e Uso Consciente da Água, premiará até seis professores com trabalhos desenvolvidos dentro dessa temática, que poderão participar do Fórum.

 

Fórum Mundial da Água 2018

 

Em 2018, o Fórum Mundial da Água terá como tema “Compartilhando Água”. O evento será realizado entre 18 e 23 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A organização do 8º Fórum é realizada pelo governo federal (sendo a ANA uma das organizadoras), pelo Governo de Brasília e pelo Conselho Mundial da Água.

 

Realizado pelo Conselho Mundial da Água e o país anfitrião, sob a coordenação do governo da cidade-sede, o Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos, com o objetivo de aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar discussões, trocar experiências para os atuais desafios e formular propostas concretas para o setor. As edições anteriores aconteceram em Marraquexe, Marrocos (1997); Haia, Holanda (2000); Quioto, Shiga e Osaka, Japão (2003); Cidade do México, México (2006); Istambul, Turquia (2009); Marselha, França (2012); e Daegu e Gyeongbuk, Coreia do Sul (2015).

 

27-06-2017