Agência Nacional de Águas suspende a captação de águas superficiais no Rio São Francisco



 

 

FIEMG Informação Estratégica <meioambiente@fiemg.com.br>

Jun 23 em 2:54 PM

 

Para

 

cassimiranda@yahoo.com.br

 

Corpo da mensagem

 

 

 

 

ANA - AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

SUSPENDE A CAPTAÇÃO DE ÁGUA SUPERFICIAIS NO

RIO SÃO FRANCISCO

 

Agência Nacional de Águas publicou no dia 20 de junho de 2017, uma resolução de Nº 1043 de 19 de junho de 2017, que institui o Dia do Rio, a partir do dia 21 de junho. Com a publicação da resolução, as captações realizadas em corpos d'água superficiais perenes de domínio da União na bacia hidrográfica do rio São Francisco serão suspensas todas as quartas-feiras.

 

A medida inclui retirada para todos os usos, mas exclui as captações para abastecimento humano e dessedentação animal, em conformidade com a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97), que considera esses usos prioritários em casos de escassez. Caso a captação seja compartilhada com outros usos, aqui abastecimento público, somente será permitido o uso para consumo humano e dessedentação de animais.

 

A restrição vale para aquelas captações que ainda não estejam submetidas a regras mais restritivas de uso. A medida vale até 30 de novembro de 2017, quando está previsto o fim do período seco, mas poderá ser prorrogada caso haja atraso no início do período de chuvas na Bacia.

 

A fiscalização poderá exigir a instalação de equipamentos de medição e/ou à adoção de outras medidas com o objetivo de permitir a verificação do atendimento ao disposto nesta Resolução. O não cumprimento da Resolução será considerado infração e ensejará a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente, incluindo embargo, lacre e apreensão de equipamento e aplicação de multas.

 

Sugerimos a leitura completa da Resolução Nº 1043, no site da ANA: www.ana.gov.br

 

Para maiores informações, entre em contato com a Gerência de Meio Ambiente através do e-mail: meioambiente@fiemg.com.br.

26-06-2017