Iniciativa vai distribuir R$ 600 mil a projetos que ampliam acesso à água



Prazo para inscrição no programa “Água+ Acesso”, que tem apoio do Instituto Coca-Cola Brasil, termina em 7 de julho

 

SÃO PAULO – Até 7 de julho, o “Movimento Coletivo”, por meio do programa “Água+ Acesso”, recebe inscrições para um edital que vai destinar R$ 600 mil a iniciativas de combate a nove diferentes desafios de acesso e tratamento de água em comunidades de baixa renda no Brasil. O projeto tem patrocínio de uma aliança liderada pelo Instituto Coca-Cola Brasil e pretende focar nas regiões Norte e Nordeste – mas outras regiões também podem ser contempladas. “Estamos fortemente engajados em mobilizar colaboradores, parceiros e a sociedade para ampliar o acesso e tratamento à água de forma segura e sustentável para comunidades rurais e urbanas de todo o Brasil”, disse Pedro Massa, diretor de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil, ao Instituto Trata Brasil, outro apoiador da iniciativa.

 

Entre os nove desafios identificados estão o de garantir acesso à energia para operação de sistemas de água e assegurar saneamento para famílias e comunidades isoladas. Reduzir perdas de água tratada nos sistemas de distribuição por desvios e vazamentos e controlar o odor e turbidez do recurso por concentração de matéria orgânica também estão na lista. Uma ficha com a descrição detalhada do desafio e quantas comunidades e pessoas são afetadas pelo problema pode ser consultada no regulamento do programa, disponível online. A iniciativa espera atrair startups, universidades, empreendedores, cientistas, inventores e estudantes para propor as soluções.

 

Um time de parceiros e especialistas independentes fará a avaliação das soluções e escolherá um vencedor para cada desafio proposto. As soluções escolhidas terão apoio, orientação e investimento financeiro para serem implementadas como projetos piloto em comunidades específicas. Entre as variáveis que serão levadas em conta para fazer a escolha do projeto vencedor estão os custos de instalação e operação da solução, sua eficácia, impacto, nível de complexidade e estágio de maturidade.

Stella Artois e AMA: iniciativas semelhantes

 

A Coca-Cola não é a primeira empresa do setor de bebidas, que é grande consumidor de recursos hídricos, a investir em iniciativas como essa. No começo de 2017, por exemplo, a Stella Artois, que pertence à AB InBev – holding que é dona da AmBev – se uniu à organização não-governamental Water.org para doar cinco anos de água potável à região sem o recurso sempre que um cálice da marca fosse vendido. A iniciativa funcionou em 14 países e, no Brasil, cada cálice custava R$ 19,90. A mesma AmBev lançou a água AMA em março de 2017 e, desde então, reverte 100% do lucro da venda do produto para ampliar o acesso à água potável da população do semiárido brasileiro. Até hoje, mais de R$ 290 mil foram revertidos pelas vendas para a iniciativa.

Fonte: Juntos pela Água.

20-06-2017