Eleito presidente de comissão que analisa indicação ao Igam



O deputado Dilzon Melo (PTB) foi eleito presidente de comissão especial criada para analisar a indicação de Maria de Fátima Chagas Coelho para a diretoria-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A reunião foi realizada nesta quarta-feira (7/6/17) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

 

Para vice-presidente da comissão, foi eleito o deputado Geraldo Pimenta (PCdoB). Os dois parlamentares também foram empossados. Na mesma reunião, foi designado como relator da indicação o líder de Governo, deputado Durval Ângelo (PT).

 

Maria de Fátima Chagas será sabatinada pela comissão especial, que emitirá um parecer sobre a indicação. Após a sabatina, o nome dela será submetido à aprovação do Plenário.

 

Currículo – A indicada é formada em engenheira civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em engenharia hidráulica pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Foi consultora de recursos hídricos em empresas públicas e privadas, no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e no Banco Mundial.

 

Também atuou como gerente executiva da Agência Nacional de Águas, secretária adjunta de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

 

Igam - Criado em 1997, o Igam é vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O instituto é responsável por planejar e promover ações direcionadas à preservação da quantidade e da qualidade das águas de Minas Gerais.

 

O gerenciamento é feito por meio da outorga de direito de uso da água, do monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas do Estado, dos planos de recursos hídricos, bem como da consolidação de comitês de bacias hidrográficas e agências de bacia.

08-06-2017