VI Workshop Internacional Sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas (PDSBH)



O Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas (PDSBH) vem se consolidando como um evento técnico-científico de grande importância para o desenvolvimento de técnicas e políticas de gestão ambiental. Em 2017, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia (MG), sediará a sexta edição deste evento.

 

Histórico:

 

Esse evento foi realizado, inicialmente, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza (CE), nos anos de 2007, 2009 e 2011. Em 2013, ocorreu a IV edição, em Presidente Prudente (SP), sob a organização da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e, em 2015, em Belém (PA), pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com diversos apoios financeiros, inclusive do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O evento é bianual e reune pesquisadores, técnicos, gestores e estudantes nacionais e estrangeiros de diversas áreas da ciência.

 

 

 

O VI Workshop:

 

O VI Workshop que se realizará entre os dias 11 e 15 de julho 2017, contará com a parceria de diversas universidades brasileiras, estrangeiras e entidades afins, como Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), Associação Nacional de Pós Graduação em Geografia (ANPEGE), Agência Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenheiros Florestais (ABEF), Instituto Mineiro de Águas (IGAM) e outros. O evento procurará reunir experiências, discussões práticas conceituais sobre o tema, empregando-se a unidade dinâmica da paisagem, ou seja, a Bacia Hidrográfica.

 

Ao mesmo tempo, buscar-se-á criar espaço para que o eixo desenvolvimento e sustentabilidade possa agregar valores que reduzam a dicotomia entre os aspectos sociais e a dinâmica da natureza. Tal fragmentação tem vários efeitos negativos nas paisagens e na vida das pessoas. Em escala de tempo e espaço diferentes, estas duas esferas foram dissociadas por um conjunto de práticas que não consideravam relevantes à evolução natural das paisagens. Diante desse cenário, as paisagens foram transformadas, gerando impactos ambientais e sociais que buscam encontrar possibilidades de debates.

 

Este esforço conjunto das diversas áreas da ciência tem a expectativa de produzir bons resultados na docência, pesquisa e extensão, com inovações para mudanças de condutas e aprimoramento da sustentabilidade nas Bacias Hidrográficas.

 

Objetivos do evento

 

O VI Workshop Internacional Sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas pretende consolidar e dar continuidade ao espaço de interlocução e troca de experiências entre os pesquisadores, gestores de organizações e membros das comunidades que atuam e têm interesse na área de planejamento e gestão de bacias hidrográficas. Será produzido um documento que registra os avanços científicos e práticos já alcançados e apontando para as possibilidades que devem ser perseguidas.

 

As versões anteriores do Workshop Internacional contribuíram para o avanço dos estudos na temática e no aprimoramento de métodos e técnicas de pesquisa, planejamento e gestão de bacias hidrográficas. O atual envolvimento da Agência Nacional de Águas (ANA) na execução da política nacional neste campo é justamente uma demonstração dos avanços já alcançados.

 

O evento propiciará a divulgação de conhecimentos e ampliará a interlocução entre pesquisadores e gestores, do Brasil e do exterior sobre o planejamento e gestão de bacias hidrográficas, servindo como referência básica para os estudantes de pós-graduação, graduação, técnicos e gestores de instituições públicas e privadas, especialmente para os membros de Comitês de Bacias Hidrográficas e para as comunidades em geral.

 

Em síntese, os principais objetivos do VI Workshop são:

 

Promoção de discussão sobre os Eixos Temáticos propostos;

Fornecer subsídios para formação de uma política nacional sobre intervenções em Bacias Hidrográficas;

Atualizar os conceitos sobre os diversos temas relacionados ao manejo e sustentabilidade das Bacias Hidrográficas;

Atualizar informações sobre Tecnologias e Inovação para a Sustentabilidade em Bacias Hidrográficas.

 

 

 

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO ONLINE.

29-05-2017