Países das Américas se reúnem para discutir clima e água durante os dias 21 a 23 de junho de 2017



A RELOB – Organismos de Bacias Hidrográficas da América Latina – reúne dezenas de países em evento que tem como tema principal as mudanças climáticas e seus resultados no desempenho dos recursos hídricos. Compartilhamento de água também estará na pauta, já de olho na realização do 8º Fórum Mundial da Água..

 

Florianópolis vai sediar, em junho, mais um encontro dos “Organismos de Bacias da América Latina (RELOB) reunindo centenas de especialistas, gestores e representantes de governos da Américas do Sul, Central, Caribe e México”. O tema deste encontro será “A Gestão de Bacias Hidrográficas frente às mudanças Climáticas”. O evento acontece de 21 a 23 de junho no Costão do Santinho.

 

As variações climáticas e suas influências sobre eventos da água (inundações e, secas extensas, por exemplo) também serão seriamente discutidas durante a realização do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília em março do ano que vem. O evento deste junho próximo, promovido pela RELOB em Santa Catarina, faz parte de uma agenda preparatória para o Fórum, que vai reunir milhares de pessoas de todas as partes do Planeta e tem como tema central “Compartilhando Água”. Tema muito pertinente, aliás, uma vez que a maioria dos países que estarão representados no evento da RELOB compartilha mais de uma bacia hidrográfica.

 

 

 

América do Sul, Central, Caribe e México abrangem um contingente de mais de 400 milhões de pessoas e possuem quase um quarto da água do planeta o que leva ainda mais à necessidade de reflexão sobre as práticas adotadas por estes Países. De acordo com Lupércio Ziroldo, da diretoria da RELOB, “estes números importantes e definitivos levam também a necessidade de uma maior participação da sociedade nos processos de gestão da água tornando todos nós responsáveis pela qualidade, quantidade e compartilhamento dos recursos hídricos”. De acordo com ele (que é também presidente da REBOB- Rede Brasileira de Organismos de Bacias Hidrográficas), incentivar esta participação plural e democrática é um das atribuições da RELOB, que é constituída por representantes de todos os setores da sociedade. A entidade promove discussões e soluções para a água de forma integrada e participativa.

 

 

 

Cursos de aperfeiçoamento

 

 

 

Além dos debates, a RELOB está disponibilizando três cursos de aperfeiçoamento nos seguintes temas:

 

 

 

1: "Cobrança pelo Uso da Água";

 

 

 

2: "Pagamento por Serviços Ambientais";

 

 

 

3: "Financiamento Privado de Ações de Gestão nas Bacias".

 

 

 

As inscrições podem ser feitas pelo site da RELOB. m caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Executiva através do telefone (11) 3056-6000 r: 2855, ou através do e-mail atendimento@mci-group.com. A promoção do evento é da RELOB em parceria com a REBOB (Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas).

 

 

 

A maioria dos Países associados à RELOB compartilham bacias hidrográficas. No encontro de julho este tema será debatido com prioridade ao lado das mudanças climáticas.

 

 

 

Mais informações: http://www.rebob.org.br/so/0LmNjjjL#/main

29-05-2017