Depredação em Vargem das Flores preocupa população



A depredação da represa Vargem das Flores, ocasionada por ligações de esgoto clandestinas e pela venda e ocupação irregulares de terrenos no entorno do local, foi constatada por deputados da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em visita realizada nesta quinta-feira (11/5/17) à região, em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte).A Vargem das Flores, ou Várzea das Flores, como também é conhecida, encontra-se entre os municípios de Contagem e Betim e é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 10% da Grande Belo Horizonte. Junto com as represas de Serra Azul e Rio Manso, a Vargem das Flores compõe o Sistema Paraopeba.

 

Um dos primeiros problemas detectados foi na Estação Elevatória de Esgoto de Icaivera, em Betim. A estrutura, dimensionada para dar vazão ao esgoto que vem do Parque Cedro e do bairro Icaivera e bombeá-lo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Nova Contagem, muitas vezes não comporta o aumento do volume recebido, em virtude das chuvas, e acaba vazando para um córrego que abastece a Vargem das Flores.

 

Outro problema denunciado por moradores que acompanharam a visita é a depredação da elevatória, o que fez com que a estação ficasse parada durante quatro meses no ano passado, impedindo a vazão correta do esgoto e provocando o seu despejo irregular nos córregos que abastecem a represa.

 

Construções irregulares - A comissão também foi ao córrego da Água Suja, que recebe ligações de esgoto clandestinas, além de nascentes que abastecem a represa da Vargem das Flores e também uma área de preservação permanente (APP) ao longo do córrego do bairro Recanto Nazaré, em Contagem, onde são vistas construções irregulares.

 

O comerciante Sebastião Pedro relatou que os empreendedores começam a vender terrenos dentro dos leitos dos rios, em cima de nascentes e em APPs, sem respeitar a distância mínima de 30 metros prevista em lei.

 

Ao pontuar a necessidade de recuperação da área, o gerente regional da Prefeitura de Betim, Hugo Marques, disse que grande parte do abastecimento da represa vem das regiões de Icaivera, Parque do Cedro e Nazaré, onde são encontrados loteamentos irregulares, muitos com construções sem rede de água e esgoto. Além da atuação da prefeitura, ele defendeu uma ação conjunta de diversos órgãos para combater esses problemas.

 

O diretor de Operação Metropolitana da Copasa, Rômulo Perilli, declarou que a Vargem das Flores é um importante manancial da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e a Copasa tem interesse em preservá-lo.

 

Nesse contexto, Rômulo lembrou que já foi contratado e homologado um Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Vargem das Flores, para identificar esses locais onde há problemas.

 

Deputados querem buscar soluções em audiênciaO deputado Geraldo Pimenta (PCdoB), que solicitou a visita, afirmou que a Vargem das Flores é um patrimônio da RMBH, importante para o abastecimento da região.

 

“A visita mostrou problemas em várias nascentes, cursos d'água, desmatamentos e ocupações, que têm ajudado a depredar a Vargem das Flores”, afirmou o deputado, que ainda lembrou que no próximo dia 24 a comissão vai realizar uma audiência para debater a questão.

 

Segundo o deputado Dilzon Melo (PTB), os problemas detectados durante a visita são inerentes a muitos municípios. “A prefeitura não fiscaliza e o poder público e a Copasa não investem”, concluiu.

15-05-2017