Iniciativa utiliza tecnologia de reuso de água para irrigação no Semiárido



Passados dezesseis meses em que foi vencedor do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015, o projeto Água Viva: Mulheres e o Redesenho da Vida no Semiárido do Rio Grande Norte segue firme no reuso de água nos quintais produtivos, uma alternativa que gera vida e renda para as famílias. Já são 14 sistemas de reuso instalados, com 14 mulheres beneficiadas diretamente e outras 50 de forma indireta, com troca de experiências, comercialização solidária e assessoria técnica.

 

Desenvolvido em 2013 pelo Centro Feminista 8 de Março (CF8), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e financiamento da União Europeia, o projeto foi vencedor da categoria Recursos Hídricos do Prêmio. Outras iniciativas promovidas por entidades sem fins lucrativos e que se revelam solução efetiva para desafios da comunidade podem se inscrever na edição 2017 do concurso até 31 de maio (ver informações abaixo).

 

Implementada no assentamento Monte Alegre, da cidade de Upanema (RN) e em outros municípios da região oeste do estado, a tecnologia social tem ativa participação feminina e consiste no reaproveitamento da água utilizada nas atividades domésticas, como lavagem de louça e roupa, e para irrigação de frutas e hortaliças agroecológicas, após processo de filtragem.

 

De acordo com a assessora técnica, Ivi Aliana Dantas, após o Prêmio, a tecnologia recebeu visitas de muitas pessoas do Rio Grande do Norte e de outros estados. A iniciativa também ganhou visibilidade internacional, recebendo intercâmbios de países do Mercosul. O prêmio também possibilitou a edição de uma publicação sobre a mobilização das mulheres no desenvolvimento e o passo a passo da construção da tecnologia.

 

“A premiação da Fundação Banco Brasil possibilitou o debate e práticas em reuso de água, tecnologia que consideramos muito importante para a convivência com o semiárido. Para o CF8 e para as mulheres do assentamento Monte Alegre, o prêmio ampliou a visibilidade das ações e reconhecimento pelo trabalho realizado”, declarou.

 

Conheça mais sobre a tecnologia: https://youtu.be/jmfflq-dPPM

 

Prêmio 2017

 

Com inscrições abertas até o dia 31 de maio, a 9ª edição do Prêmio vai certificar e premiar iniciativas capazes de gerar soluções para os diversos problemas sociais. Podem participar instituições sem fins lucrativos, como fundações, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, legalmente constituídas no Brasil, de direito público ou privado, e que tenham sua iniciativa desenvolvida no País.

 

Além disso, foi criada categoria internacional com os temas “Água e Meio Ambiente, Agroecologia ou Cidades Sustentáveis”, destinada a iniciativas realizadas em um ou mais países da América Latina e do Caribe, que possam ser reaplicadas no Brasil. Serão três finalistas por categoria e as vencedoras serão conhecidas na cerimônia de premiação em novembro. Todas as categorias são relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, diretrizes e metas da Organização das Nações Unidas para a Agenda 2030.

 

Este ano, o concurso tem a cooperação da UNESCO no Brasil e o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

 

As iniciativas inscritas passam também por processo de certificação e caso sejam validadas passam a integrar o Banco de Tecnologia Social (BTS) da Fundação BB, base de dados que já possui 850 iniciativas.

 

O BTS tem a finalidade de promover metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. O conteúdo está disponível em português, inglês, francês e espanhol, além de app para os sistemas operacionais de celular iOS e Android.

 

Os resultados de cada etapa do Prêmio serão divulgados no site da Fundação Banco do Brasil (www.fbb.org.br) e no BTS (tecnologiasocial.fbb.org.br ).

 

A leitura do regulamento e o procedimento de inscrição podem ser feitos no site: www.fbb.org.br/premio

 

Fonte: Fundação Banco do Brasil

 

 

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/04/2017