“Águas Residuais” é o tema da ONU para o Dia Mundial da Água em 2017



“Águas Residuais” foi o tema escolhido pela ONU para pautar as discussões do setor de recursos hídricos em todo o mundo no Dia Mundial da Água de 2017

 

E esta notícia foi recepcionada com entusiasmo pela VICEL, que é especialista no assunto. Popularmente conhecida como esgoto, a água residual compreende todo o volume de água que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. Trata-se de uma substância com grau de impureza que varia de acordo com sua utilização, mas que sempre contém agentes contaminantes e potencialmente prejudiciais à saúde humana e à natureza de modo geral.

 

O retorno dessa água ao meio ambiente deve necessariamente sofrer tratamento, de modo que ela volte a apresentar qualidade e limpeza adequadas para que seja lançada no corpo receptor (rio, lago ou mar) sem causar danos à saúde e ao ecossistema.

 

Para o Diretor Superintendente da empresa, Helio Brasileiro, a escolha do tema demonstra o quão grande e urgente é a necessidade de ampliar os debates sobre o assunto, sobre o qual a VICEL tem expertise. “Celebramos 22 anos de história no último mês e temos em nosso portfólio as melhores soluções para tratar águas residuais, como águas cinzas e negras, inclusive com a possibilidade de sua reutilização para fins não potáveis”, afirma.

 

“Nossa experiência nos mostra que o tratamento adequado das águas residuais ganha cada vez mais importância e as legislações hoje são empregadas com maior rigor nas indústrias onde atuamos. Porém, ainda há muito a ser feito. E, além do comprometimento da Indústria, é fundamental que governos e sociedade estejam engajados quanto ao tratamento adequado das águas residuais. No Brasil, a coleta e tratamento configuram-se como grande desafio para o saneamento ambiental. Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 48,6% da população tem acesso à coleta de esgoto, sendo que deste efluente coletado somente 40% passa por algum tipo de tratamento antes de ser descartado no meio ambiente. E isso é alarmante”, afirma.

 

O Dia Mundial da Água

 

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro, e é comemorado no mundo inteiro.

28-03-2017