Chega ao mercado nova fibra feita de resíduos de algodão e madeira



Segundo projeções do mercado, a produção mundial de roupas terá dobrado até 2025 e essa quantidade terá um grande peso para o meio ambiente. Hoje, 80% das roupas que jogamos fora acabam em aterros sanitários.

 

Estima-se que 50 milhões de toneladas de roupas são deitadas fora a cada ano. Diante deste cenário, surge uma nova e bela aposta, uma fibra Tencel intitulada Refibra, feita a partir de celulose contendo os resíduos de algodão que sobraram dos cortes de produção e de corte de madeira.

 

Na realidade, a nova fibra de celulose Refibra foi lançada pela Lenzing na feira têxtil Première Vision, em Paris. É uma das primeiras fibras do seu tipo produzida em escala comercial utilizando um alto volume de material reciclado.

 

Criada a partir de um processo semelhante àquele do liocel, uma fibra sustentável de baixo impacto ambiental, a Refibra mostra o potencial da criação de fibras de alta qualidade com materiais que seriam normalmente desperdiçados durante a produção.

 

A companhia austríaca Lenzing está empenhada em criar uma nova geração de fibras feitas de resíduos a fim de ampliar o conceito de economia circular na indústria da moda. Trata-se de mais um exemplo do potencial tecnológico para reaproveitar materiais inutilizados e reduzir o desperdício em toda a cadeia de valor, criando assim novas matérias-primas.

 

Transparência com cada fibra

 

Assim, a companhia desenvolveu um sistema de identificação para que os clientes tenham certeza de que a fibra que compraram é realmente feita a partir de material reciclado. O sistema faz com que seja possível identificar a fibra Refibra nos tecidos comprados da indústria. Isso garante uma maior transparência na cadeia de processamento geral.

 

Economia circular é o futuro

 

Por fim, a Refibra oferece à indústria têxtil uma solução para a introdução da economia circular na indústria têxtil. Os números falam por si: todos os anos, 80% das roupas e tecidos comprados acabam por parar nos aterros sanitários. A reciclagem dos resíduos de algodão em uma nova fibra Tencel oferece assim uma solução prática para promover a economia circular na moda.

 

Fonte: Fashion Network – 09/03/2017