Agência discute soluções para saneamento e recursos hídricos no Brasil em seminário



 

 

São Paulo sedia nesta quinta-feira, 16 de março, o seminário “As Soluções para o Saneamento Básico e os Recursos Hídricos no Brasil”, organizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) e que conta com a participação do diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu. O objetivo do evento é reunir autoridades públicas, presidentes de companhias de saneamento, lideranças e especialistas para debater formas de se aproveitar leis, instrumentos e mecanismos de parcerias e financiamentos, buscando promover uma nova onda de investimentos nos setores de água e esgoto.

 

 

 

Andreu participou da mesa de abertura com o tema “A Articulação entre União, Estados e Municípios”, que abordou a importância da integração entre os diferentes níveis de governo em prol das questões relacionadas a recursos hídricos e saneamento básico. Sobre a questão da água e do saneamento, o diretor-presidente da ANA apontou que o modelo brasileiro acerta em separar a gestão de recursos hídricos da gestão dos setores usuários de água: energia, agricultura e – especialmente – saneamento.

 

 

 

Outro tema abordado pelo diretor-presidente da ANA foi a importância da ação coordenada entre União e estados para que a gestão de recursos hídricos avance ainda mais. “Muito se avançou na gestão de águas, mas é preciso seguir fortalecendo a gestão descentralizada e os órgãos gestores estaduais. O resultado de todo trabalho na gestão de águas é a somatória não apenas das ações do governo federal, mas também de todo o trabalho que é feito nos órgãos gestores estaduais” destacou.

 

 

 

Também participaram da mesa de abertura o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz; o presidente do Conselho de Administração da ABDIB, Gilberto Peralta; o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Marcio Lacerda; a secretária-adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, Mônica Porto; e o senador Roberto Muniz.

 

 

 

O seminário também promoveu discussões sobre o legado dos 20 anos da Política Nacional de Recursos Hídricos, o balanço dos dez anos da Lei do Saneamento Básico, fontes e modalidades de investimentos para o saneamento, entre outros temas. Ao final do evento, a ABDIB assinou a carta que formaliza a entrada da instituição na organização do 8º Fórum Mundial da Água, o qual será realizado entre 18 e 23 de março de 2018 em Brasília. A ANA e o Conselho Mundial da Água, também organizadores do maior evento do mundo sobre recursos hídricos, também participaram da cerimônia de assinatura da carta.

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA

20-03-2017