ANA prorroga participação na Agenda Ambiental na Administração Pública



 

 

Em 15 de março, quarta-feira, a Agência Nacional de Águas (ANA) assinou a renovação do Termo de Adesão ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) o qual estimula e orienta a inclusão da gestão ambiental nas atividades das instituições públicas. Pela ANA assinou o diretor-presidente, Vicente Andreu, e pelo MMA o secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Duarte, firmou a renovação da parceria.

 

 

 

A ANA implantou a A3P em 2004, o que resultou numa gestão sustentável em suas atividades administrativas e operacionais. No entanto, somente em 2009 formalizou a adesão ao programa do MMA. Nesse meio tempo a Agência implementou e divulgou internamente o Manual da A3P, instrumento de caráter orientador com objetivo de sensibilizar e incentivar os servidores e colaboradores a adotarem práticas ambientalmente sustentáveis no dia a dia do trabalho e até mesmo fora do horário de expediente.

 

 

 

Desde quando aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública, a ANA vem realizando ações para implementação dos eixos temáticos do programa, como: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, licitações sustentáveis e construções sustentáveis.

 

 

 

A A3P na Agência realiza campanhas de sensibilização junto aos servidores e colaboradores para combater todas as formas de desperdício de recursos naturais e estimular a conservação dos bens públicos. Uma das ações implementadas foi a substituição dos sistemas hidráulicos do Complexo Administrativo do SPO, em Brasília, onde fica a sede da ANA, onde o consumo mensal caiu de 2.970m³ em agosto de 2013 para 935m³ em fevereiro deste ano – uma redução de 68,5%.

 

 

 

Por meio da ação Coleta Seletiva Solidária, no contexto da A3P, a Agência Nacional de Águas coletou 34,15 toneladas de papel e doou o material para uma cooperativa. A instituição também coletou e deu a destinação ambientalmente correta para resíduos de obra de novo prédio da ANA (118 toneladas), resíduos eletrônicos, lâmpadas, entre outros tipos de material.

 

 

 

Conheça as iniciativas da Agenda Ambiental na Administração Pública na ANA em: http://a3p.ana.gov.br/Paginas/default.aspx.

 

 

 

Prêmios

 

 

 

Como resultados das ações da A3P na Agência, a instituição já ganhou prêmios, como. Um deles foi o troféu A3P no 3º Prêmio Melhores Práticas da A3P, promovido pelo MMA nacionalmente em 2011, com o projeto Implementação da Coleta Seletiva Solidária e Promoção da Educação Ambiental na ANA. No ano seguinte a Agência Nacional de Águas ficou em 5º lugar no ranking nacional da Pesquisa de Monitoramento da Gestão de Resíduos, realizada pela A3P do Ministério do Meio Ambiente, e teve sua gestão de resíduos classificada como ótima.

 

 

Outro reconhecimento foi dado no Ranking Nacional Os Mais da Sustentabilidade no Brasil de 2013, no qual o trabalho da Agência no âmbito da A3P foi classificado como um dos 30 mais sustentáveis do País e o mais bem colocado entre as instituições públicas selecionadas. Em 2014, a ANA também recebeu o Selo Prata da A3P do MMA como bom exemplo de implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública e por ter entregado o relatório anual de monitoramento das ações previstas no plano de trabalho, demonstrando o interesse de cumprir as metas.

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA

17-03-2017