Agência PCJ e Comitês PCJ farão levantamento de dados em municípios para diagnóstico que servirá de base na revisão do Plano de Bacias



Durante este mês de março, a Agência PCJ e os Comitês PCJ farão levantamento de dados sobre gestão de recursos hídricos e saneamento em 69 municípios das três bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os dados serão compilados no diagnóstico completo sobre a situação atual das bacias PCJ, que deve ser concluído em abril e servirá de base para a atualização do Plano de Bacias.

 

As visitas técnicas nas Prefeituras e empresas ou autarquias de saneamento estão sendo feitas por profissionais do Profill-Rhama, de Porto Alegre(RS), consórcio vencedor da licitação realizada pela Agência PCJ no ano passado.

 

O assunto foi tema da reunião da Câmara Técnica de Plano de Bacias (CT-PB) na manhã de 22 de fevereiro, na Faculdade de Tecnologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Limeira, durante apresentação feita por Sidnei Agra, da Profill Engenharia e Ambiente. "Pedimos encarecidamente para que os representantes dos municípios recebam a empresa para que possamos fazer o melhor diagnóstico possível", ressaltou Eduardo Cuoco Léo, coordenador de Sistemas de Informações da Agência PCJ. Ele explicou que o trabalho é para confirmar informações já coletadas e também coletar informações em casos em que não há fonte de dados secundária.

 

O Plano de Bacias é um instrumento de gestão de recursos hídricos que identifica a "agenda" de programas e projetos necessários à recuperação e conservação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica. O documento estabelece as metas e diretrizes para a recuperação das bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A revisão do Plano de Bacias pelo consórcio ganhador da licitação teve início em agosto de 2016 e deve ser concluída em 2018.

Agência PCJ

16-03-2017