Delegação chinesa conhece monitoramento de rios e chuvas do Brasil



 

 

Nesta quarta-feira, 7 de março, a Agência Nacional de Águas (ANA) recebeu em sua sede, em Brasília, uma delegação da República Popular da China – Províncias e Regiões do Pan-Delta do Rio das Pérolas. Os chineses conheceram o sistema de informação hidrometeorológica, uma estação de monitoramento pluviométrico (de chuvas) e a Sala de Situação da ANA, que é utilizada para monitoramento de rios, reservatórios e chuvas em todo o Brasil. A visita faz parte de uma missão coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com objetivo de informar aos chineses sobre o monitoramento hidrológico e sobre eventos hidrológicos críticos (cheias e secas) no Brasil.

 

 

 

Durante a visita da delegação chinesa, o superintendente adjunto de Gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA, Eurides de Oliveira, apresentou palestra sobre a Rede Hidrometeorológica Nacional, com ênfase nos aspectos institucionais da Agência e nos desafios da gestão de águas no Brasil. Especialistas da instituição também fizeram apresentações sobre as ações de monitoramento de recursos hídricos do País, com foco nos dados da Amazônia e na operação da Sala de Situação.

 

 

No que se refere ao tema dos recursos hídricos, a ANA tem participado de ações de cooperação técnica com a China no contexto do Memorando de Entendimento vigente entre o MMA e o Ministério de Recursos Hídricos da República Popular da China. Como as questões gerais da gestão de recursos hídricos e os principais desafios do setor no Brasil e na China são similares, os dois países têm manifestado interesse mútuo em ações de cooperação sobre o tema.

Texto:Raylton Alves - ASCOM/ANA

09-03-2017