Agência Peixe Vivo apresenta prestação de contas em Plenária do CBH Rio das Velhas



A diretora de Integração da Agência Peixe Vivo, Ana Cristina da Silveira, apresentou a prestação de contas da execução do contrato de gestão no ano de 2016 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), durante a 94ª reunião Plenária realizada no dia 17 de fevereiro, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), em Belo Horizonte.

 

A diretora de Integração mostrou que as ações executadas com recursos da Cobrança pelo Uso da Água na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Dentre as ações estão a atualização do Plano de Recursos Hídricos; projetos de saneamento básico para 21 municípios; projetos hidroambientais, mobilização social e educação ambiental; ações de comunicação; projeto de Biomonitoramento; fortalecimento institucional do Comitê; contratação de empresa especializada para a elaboração do sistema de informação “SIGA Rio das Velhas”; aprimoramento da metodologia da Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos e projetos dentro do escopo do Plano Plurianual de Aplicação e do Plano de Recursos Hídricos. O valor da arrecadação do CBH Rio das Velhas, somando o rendimento financeiro, foi de R$ 6.122.154,29 e o valor de desembolso foi de R$ 5.671.442,67.

 

As ações previstas para serem realizadas em 2017 são: contratação de Projetos de Saneamento Básico para 21 municípios da bacia do Rio das Velhas continuação das ações de comunicação, segundo chamamento público para contratação de novos projetos, realização da campanha “Revitaliza” em prol da revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas prevista para ocorrer em junho e realização em conjunto com o Projeto Manuelzão de um Seminário Internacional de Revitalização de Rios previsto para novembro.

 

Ana Cristina da Silveira também informou durante a reunião que o Contrato de Gestão do CBH Rio das Velhas foi renovado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) pelo período de mais um ano, tendo vigência até dezembro de 2017. das Águas (Igam) e a Agência Peixe Vivo foi renovado por mais um ano.

06-03-2017