Ouvidoria da Arsae faz balanço e projeta ano produtivo



Após um ano de muito trabalho, a Ouvidoria da Arsae-MG espera aprimorar ainda mais a participação dos atores envolvidos na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O assessor da Ouvidoria Evandro Brazil explica que cabe à Ouvidoria o relacionamento com os usuários, acolhendo suas manifestações e garantindo respostas aos seus questionamentos. “Sempre que, pela análise de uma demanda apresentada à Ouvidoria, é identificado algum indício de inconformidade em relação à prestação do serviço, o setor responsável da Agência é acionado para a tomada das medidas cabíveis na apuração e, caso entendam necessária, a continuidade no tratamento técnico da questão”, destaca.

 

Números

A servidora Katherynne Rodrigues analisou alguns dados, entre eles, que 72,3% das demandas analisadas são referentes às reclamações; e 24% referentes às denúncias. “Os usuários da Copasa figuraram em primeiro lugar no total de atendimentos, com 86,69% das manifestações, seguidos pelo Saae Itabira e pela Copanor. O tempo médio anual de resposta foi de 6,62 dias. Das 1.029 demandas analisadas, 808 foram encerradas em até 10 dias corridos, o que representa 78,52% do total. Durante todo o ano de 2016, a Ouvidoria atendeu 6.118 demandas, as quais foram acolhidas, tratadas e solucionadas no decorrer da ligação”, explica. Os cinco municípios que mais tiveram registros de pedidos e reclamações foram Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão Das Neves, Itabira e Ipatinga.

 

Evandro destaca ainda o importante papel desempenhado por toda equipe, que contribuiu para a melhoria na prestação dos serviços. “Foram registrados 22 processos para os casos em que foram identificadas a necessidade de realização de fiscalização e intermediação de soluções junto aos prestadores. São cinco casos ainda em análise, sendo dois relacionados a vazamentos de esgoto, qualidade da água e reclamações sobre questionamentos de faturas e flexibilização de relações comerciais. No que tange aos procedimentos internos da Ouvidoria, todas as providências foram tomadas, objetivando a finalização destas demandas”, afirma.

 

Para o primeiro semestre deste ano está prevista a realização de uma Audiência Pública para tratar das condições de atendimento das Ouvidorias dos prestadores de serviços. “O intuito dessa ação é estabelecer as condições técnicas a serem cumpridas pelos prestadores regulados em relação aos atendimentos realizados pela Ouvidoria. Será debatida ainda a normatização do funcionamento do setor aos usuários e em relação à Arsae-MG - intercâmbio documental - visando o aprimoramento das relações entre as partes”, finaliza Evandro.

 

Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG

03-03-2017