INSTITUÍDA A INFRAESTRUTURA DE DADOS ESPACIAIS DO SISEMA



A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais - SEMAD, a Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM, o Instituto Estadual de Florestas - IEF e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM, por meio da Resolução Conjunta SEMAD/ FEAM/ IEF/ IGAM n.º 2466, de 13 de fevereiro de 2017, instituiu a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-SISEMA).

 

A IDE-SISEM tem como objetivo promover a organização dos processos de geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados geoespaciais provenientes das atividades, programas e projetos ambientais e de recursos hídricos desenvolvidos pela SEMAD. São considerados dados geoespaciais oficiais do SISEMA somente aqueles homologados e que estejam em sintonia com os padrões estabelecidos pelo Comitê Gestor.

 

Foi também criado o Comitê Gestor da IDE-SISEMA, que tem por objetivo avaliar e propor soluções em Tecnologia da Informação (TI) e Geotecnologias de interesse à manutenção e aprimoramento da IDE-SISEMA. Compete ao Comitê Gestor, dentre outras atribuições, disponibilizar os dados geoespaciais, bem como sua documentação referente à área de abrangência de cada instituição nas categorias de informação da Infraestrutura, sistematizar e consolidar informações ambientais a partir de inventário dos dados geoespaciais, entre outros especificados na Resolução n.º 2466/17.

 

O Comitê poderá ainda criar Grupos de Trabalho para auxiliá-lo em suas atribuições e objetivos. Vale ressaltar que cabe à Diretoria de Gestão Territorial Ambiental da SEMAD o papel de coordenação de Comitê Gestor da IDE-SISEMA, competindo-lhe a convocação, realização e registro de reuniões, bem como orientar o andamento e conclusão dos trabalhos compartilhados.

 

Sugerimos a leitura completa da Resolução Conjunta SEMAD/ FEAM/ IEF/ IGAM nº 2466 de 13 de fevereiro de 2017.

 

Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Meio Ambiente através do e-mail: meioambiente@fiemg.com.br.

17-02-2017