Concurso ANA: Agência solicita realização de concurso público com mais de 60 vagas



A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) encaminhou um ofício ao Ministério da Economia solicitando a realização de um novo concurso público para o preenchimento de 62 cargos, sendo 35 para o de especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico e 27 para o de analista administrativo, ambos de nível superior.

 

Segundo o documento, há atualmente 101 cargos vagos existentes no quadro de pessoal do órgão, sendo 53 de especialista, 38 de analista administrativo e 10 de técnico administrativo. Mas, o atual ofício encaminhou planilha de impacto orçamentário-financeiro dos

exercícios de 2021, 2022 e 2023, referente ao provimento via concurso para preenchimento de 62 vagas.

 

O ofício afirma que a recomposição dos servidores tem por finalidade minimizar os problemas advindos do déficit existente na força de trabalho da Agência, haja vista que representará a “continuidade da formação de suas carreiras, imprescindível à consolidação,

desenvolvimento e à estruturação das atividades de regulação e fiscalização dos recursos hídricos, dotando-a de quadro de pessoal adequado, quantitativa e qualitativamente, tanto na área fim quanto na área meio, com prontidão adequada à absorção das novas atribuições do saneamento básico, atendendo a natureza e complexidade de suas atividades, seus objetivos e metas institucionais”.

 

O documento é assinado por Luis André Muniz, superintendente de administração, finanças e gestão de pessoas.

 

Em dezembro de 2019, o Ministério da Economia negou o pedido assinado pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, solicitando a realização de um novo concurso público. De acordo com a assessoria do órgão, a solicitação foi de 93 vagas para os cargos de especialista em recursos hídricos (47), analista administrativo (37) e técnico administrativo (9).

Último concurso

 

O último concurso foi realizado em 2012 e ofertou 45 vagas para o cargo de técnico administrativo, cargo que exige nível médio. A remuneração foi de R$ 4.760,18 e os aprovados foram lotados em Brasília/DF. O certame foi executado pela Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração.

 

A seleção foi realizada por prova objetiva, que contou com disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, ética, noções de informática, legislação aplicada à ANA, noções de direito constitucional e administrativo. Os candidatos foram submetidos ainda a prova discursiva.

29-01-2021