Certificados de outorga de uso da água em Minas serão emitidos pela internet



Em 2020, os interessados em emitir novos certificados de outorgas pelo uso da água em Minas Gerais terão acesso ao documento exclusivamente por meio digital. A emissão dos novos certificados pela internet já está valendo desde 1º de janeiro. Basta acessar o endereço http://sistemas.meioambiente.mg.gov.br/licenciamento/site/lista-outorgas para solicitar o documento.

 

Ao entrar no sistema, o interessado deve primeiro selecionar o processo de outorga que está buscando e clicar no número da portaria, que leva aos detalhes do processo. Em seguida, clicar na opção "Certificado", no canto superior direito, que permite a geração do documento imediatamente. A tela também permite ao empreendedor ou demais interessados acessar o parecer técnico gerado pelos técnicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

 

As únicas exceções são aplicadas para os seguintes casos:

 

- Emissão de segunda via de certificados para processos iniciados antes de 4 de outubro de 2019, que será feita em papel moeda.

 

- Emissão de certificados para processos de outorga coletiva, que continuarão sendo impressos em papel moeda.

 

A mudança segue as diretrizes trazidas pelo Decreto Estadual 47.705/2019, de 4 de setembro de 2019, que estabelece procedimentos para a regularização de uso de recursos hídricos em Minas, e também pela Portaria 48 do Igam, de 5 de outubro de 2019, que tornou 100% digital o processo de solicitação das outorgas. Antes desse instrumento normativo, o empreendedor tinha que se dirigir ao órgão ambiental para fazer a solicitação de uso da água em Minas Gerais.

17-01-2020