Chamada pública para Rede de Aprendizagem em Gestão de Perdas de Água e Energia - ProEESA 2.0

Encontra-se aberta a chamada pública para seleção de prestadores de serviços de saneamento para participarem da Rede de Aprendizagem em Gestão de Perdas de Água e Energia -ProEESA_2.0 - Edição on-line 2020.

Contextualização

A Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional (SNS/MDR) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha cooperam no Projeto de Eficiência Energética no Abastecimento de Água – Fase 2 (ProEESA 2).

O ProEESA 2 atua apoiando as agências reguladoras e os prestadores de serviços de saneamento, e, assim, visa melhorar as condições para implantação de medidas de eficiência energética no setor.

 

Rede de Aprendizagem

Na rede ProEESA_2.0 - Edição on-line 2020, os prestadores de serviços de abastecimento de água analisarão conteúdos técnicos e compartilharão boas práticas, em modalidade tutorada por especialistas, levando a uma apropriação e assimilação de conhecimentos de forma mais rápida e efetiva, visando potencializar a melhoria da gestão energética.

A rede terá um número de vagas limitadas em 70 prestadores e 210 participantes (ou seja, um máximo de 3 profissionais por prestador), sendo que algumas vagas serão destinadas para os prestadores de serviço que já participaram das redes anteriores no âmbito do ProEESA 1.

Na presente rede, não haverá a realização de trabalhos obrigatórios, porém serão fomentados:

- a realização de estudos preparatórios para a implementação de melhores práticas e procedimentos internos relacionadas à gestão de água e energia (utilizando a metodologia ACERTAR, entre outras);

- a elaboração de projetos de eficiência energética que possam ser propostos aos Gestores dos prestadores em 2021.

A equipe de consultores do ProEESA 2 estará à disposição para o tutoramento, a assistência técnica para revisar os estudos e projetos, e, assim, fornecer o feedback para os participantes.

 

Formulário e anexo para download

Formulário de inscrição

Matriz de conteúdos da rede de aprendizagem, modo de funcionamento, condições e requisitos da seleção

 

Informações e prazo

Os prestadores interessados deverão se inscrever para a seleção por meio do preenchimento e envio dos formulários acima para os emails cpr-sns@mdr.gov.br e mendes@akut-umwelt.de até 15 de fevereiro de 2020.

O início das atividades da rede ProEESA_2.0 - Edição on-line 2020 está previsto para 17 de março de 2020.

Mais informações e vídeos explicativos sobre as redes de aprendizagem já realizadas podem ser encontradas no link: http://www.cidades.gov.br/saneamento/proeesa/redes-de-aprendizagem

09-01-2020