Estação de tratamento de água fluvial em Brumadinho/MG ajuda na recuperação do rio Paraopeba



Dois milhões de litros de água por hora, o que daria para encher o equivalente a 480 piscinas olímpicas por dia, são tratadas na ETAF, Estação de Tratamento de Água Fluvial

 

Construída e operada pela Allonda em Brumadinho para recuperar a água do Rio Paraopeba, poluído por rejeito após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em janeiro deste ano.A Vale concluiu a obra que reduz o carreamento de sólidos decorrentes do rompimento da barragem, impedindo que os sedimentos avancem pelo rio. A Allonda foi a empresa contratada para desenvolver o projeto de engenharia, construção e operação da ETAF.

 

Para o tratamento da água, utilizamos produtos químicos sem características de ecotoxicidade. Além disso, todos os procedimentos foram realizados em conformidade com as determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 

Neste procedimento, a estação de tratamento separa a água do córrego dos resíduos sólidos a partir de um processo de decantação, passando pela filtragem e então a água limpa retorna ao córrego Casa Branca, afluente do Paraopeba.

 

Todo este processo é muito importante e necessário pois reduz significativamente a movimentação dos sedimentos no curso do rio, minimizando os impactos ambientais e contribuindo para a recuperação das áreas atingidas. Para saber mais clique aqui e leia o estudo de caso.

30-07-2019